Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farias, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fellipe Fernandes Rabelo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14976 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773567 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho descreve um percurso desenvolvido em perspectiva transdisciplinar a partir do estudo da radioatividade como tema estimulador para investigação. Visando significar e articular saberes, alunos de 3 turmas da 3a série do ensino médio do Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, em Cabo Frio, RJ, desenvolveram estações que abordaram, de forma contextualizada, diversos ramos do conhecimento, a partir do estudo da radioatividade. Utilizou- se a técnica de pesquisa diagnóstica denominada “tempestade de ideias” e diversos assuntos emergiram, considerando as vivências e saberes dos próprios alunos. Foi então desenvolvida uma sequência didática composta por 6 etapas, cuja culminância foi um grande evento na escola denominado I Mostra Transdiscisplinar do Conhecimento. Os alunos foram ainda estimulados à investigação da história das ciências, reconhecendo a importância dos contextos históricos em que os conceitos são desenvolvidos para a compreensão dos conceitos e, sobretudo, para a reflexão sobre a essência do caráter científico. Por fim, o projeto demonstrou que existe uma resistência por parte dos professores em inovar e abordar em aulas ou projetos temáticas que saiam do escopo tradicional das suas disciplinas. Como produto da dissertação foi elaborada uma videoaula da sequência didática instruindo outros docentes à aplicação da estratégia, enfatizando as vantagens e desafios de sequências didáticas em perspectivas transdisciplinares na educação básica | - |
Descrição: dc.description | This work describes a path developed in a transdisciplinary perspective from the study of radioactivity as a stimulating topic for investigation. Aiming to signify and articulate knowledge, students from 3 classes in the 3rd grade of Colégio Estadual Professor Renato Azevedo, in Cabo Frio, RJ, developed stations that approached, in a contextualized way, several branches of knowledge, from the study of radioactivity. The diagnostic research technique called “storm of ideas” was used and several subjects emerged, considering the experiences and knowledge of the students themselves. A didactic sequence composed of 6 stages was then developed, the culmination of which was a major event at the school called I Mostra Transdiscisplinar do Conhecimento. The students were also encouraged to investigate the history of science, recognizing the importance of historical contexts in which concepts are developed for the understanding of concepts and, above all, for reflection on the essence of scientific character. Finally, the project demonstrated that there is resistance on the part of teachers to innovate and address in classes or thematic projects that go beyond the traditional scope of their subjects. As a result of the dissertation, a didactic sequence video lesson was prepared, instructing other teachers in the application of the strategy, emphasizing the advantages and challenges of didactic se- quences in transdisciplinary perspectives in basic education | - |
Descrição: dc.description | 134 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioactivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinarity | - |
Título: dc.title | Radioatividade e história das ciências como percursos transdisciplinares: desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: