Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Joanir Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Perez, Carmen Lucia Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:63789647772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferraço, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:57708541700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786373Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84030453791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Veronica Borges de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-05-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18660 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773559 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents and discusses the process of research built in the learning relationship with their subjects. It gives visibility to practices of a group of teachers that, with all its limitations and possibilities, feels powerful to build knowledge and to affirm their everyday "to do/to know". Some of these "to do/to know" provided indicators that there is a set, sometimes amorphous and unstructured, but sometimes very organized, of attitudes, knowledge, beliefs, cultures, rules, religiosities, feelings of belonging, and all that, in interaction, "invents" conditions to confront the school learning failure of students. I named this movement "afirmeação of to do/to know" in a reference to the posture of affirmation of a job with the firmness of its convictions, which sometimes are total and others singular, resulting in a contradictory and ambiguous dimension. The theoretical and methodological-epistemological-aesthetic benchmark supports itself in the micro sociology of daily life. The work presents itself with the aesthetics of the medium: multiple entrances and exits. The texts are entitled Intermezzo, with the purpose of emphasizing movement. It expresses discontinuities, cuts, parallels, displacements that emerged in the process of the research. Brings an incarnate discussion, sinking, ambiguous, which gives the tone of the survey: eternal doubts and fragile certainties. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta e discute o processo de investigação tecido na relação com seus sujeitos. Dá visibilidade a práticas de um grupo de professores que, com todas as suas limitações e possibilidades, se sente potente para construir conhecimentos e para afirmar seu fazer/saber cotidiano. Alguns desses fazeres/saberes forneceram-nos indicativos de que há um conjunto, às vezes amorfo e desestruturado e às vezes muito organizado, de atitudes, saberes, crenças, culturas, regras, religiosidades, sentimentos de pertencimento e de que tudo isso, em interação, inventa condições para um certo enfrentamento do fracasso escolar produzido na escola. Nomeio essa movimentação afirmeação de fazeres/saberes numa alusão à postura de afirmação de um trabalho com a firmeza de suas convicções, que ora são totalizantes e ora são bastante singulares, dando-nos uma dimensão contraditória e ambígua. O referencial teórico-metodológico-epistemológico-estético apóia-se na microssociologia do cotidiano. O trabalho apresenta-se com a estética do meio: múltiplas entradas e saídas. São textos intitulados Intermezzo, com o propósito de enfatizar movimento. Expressam descontinuidades, cortes, paralelismos, deslocamentos que emergiram no processo de investigação. Traz uma discussão encarnada, vacilante, ambígua, que dá o tom da pesquisa: dúvidas eternas e certezas efêmeras. | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos do cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | School daily life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Afirmeação de fazeres/saberes : uma proposta de investigação dialogada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: