Afirmeação de fazeres/saberes : uma proposta de investigação dialogada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Joanir Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6-
Autor(es): dc.contributorPerez, Carmen Lucia Vidal-
Autor(es): dc.contributorCPF:63789647772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5-
Autor(es): dc.contributorFerraço, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorCPF:57708541700-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786373Y6-
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorCPF:84030453791-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Veronica Borges de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-05-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18660-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773559-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents and discusses the process of research built in the learning relationship with their subjects. It gives visibility to practices of a group of teachers that, with all its limitations and possibilities, feels powerful to build knowledge and to affirm their everyday "to do/to know". Some of these "to do/to know" provided indicators that there is a set, sometimes amorphous and unstructured, but sometimes very organized, of attitudes, knowledge, beliefs, cultures, rules, religiosities, feelings of belonging, and all that, in interaction, "invents" conditions to confront the school learning failure of students. I named this movement "afirmeação of to do/to know" in a reference to the posture of affirmation of a job with the firmness of its convictions, which sometimes are total and others singular, resulting in a contradictory and ambiguous dimension. The theoretical and methodological-epistemological-aesthetic benchmark supports itself in the micro sociology of daily life. The work presents itself with the aesthetics of the medium: multiple entrances and exits. The texts are entitled Intermezzo, with the purpose of emphasizing movement. It expresses discontinuities, cuts, parallels, displacements that emerged in the process of the research. Brings an incarnate discussion, sinking, ambiguous, which gives the tone of the survey: eternal doubts and fragile certainties.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta e discute o processo de investigação tecido na relação com seus sujeitos. Dá visibilidade a práticas de um grupo de professores que, com todas as suas limitações e possibilidades, se sente potente para construir conhecimentos e para afirmar seu fazer/saber cotidiano. Alguns desses fazeres/saberes forneceram-nos indicativos de que há um conjunto, às vezes amorfo e desestruturado e às vezes muito organizado, de atitudes, saberes, crenças, culturas, regras, religiosidades, sentimentos de pertencimento e de que tudo isso, em interação, inventa condições para um certo enfrentamento do fracasso escolar produzido na escola. Nomeio essa movimentação afirmeação de fazeres/saberes numa alusão à postura de afirmação de um trabalho com a firmeza de suas convicções, que ora são totalizantes e ora são bastante singulares, dando-nos uma dimensão contraditória e ambígua. O referencial teórico-metodológico-epistemológico-estético apóia-se na microssociologia do cotidiano. O trabalho apresenta-se com a estética do meio: múltiplas entradas e saídas. São textos intitulados Intermezzo, com o propósito de enfatizar movimento. Expressam descontinuidades, cortes, paralelismos, deslocamentos que emergiram no processo de investigação. Traz uma discussão encarnada, vacilante, ambígua, que dá o tom da pesquisa: dúvidas eternas e certezas efêmeras.-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos do cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectSchool daily life-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAfirmeação de fazeres/saberes : uma proposta de investigação dialogada-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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