Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Papini, Rossana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Maria do Carmo Morais Mata | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Alen Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Brunca Caldeira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773533 | - |
Descrição: dc.description | Sendo de uma família da comunidade do Salgueiro que há gerações estuda na Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto, uma escola do campo, acompanhamos o processo recente de tentativas de fechamento da escola bem como os movimentos de resistência, protagonizados pela comunidade local e por outros atores sociais, especialmente a LEC/UFF. Procuramos tecer narrativas sobre estes percursos. A pesquisa possui como objetivo apresentar o forte entrelace entre a Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto e a comunidade do Salgueiro, conduzindo um resgate ao passado. Nosso objetivo é a valorização das memórias de moradoras e principalmente ex-alunas, de diferentes épocas; a escola é antiga. Para tanto optamos pelos estudos dos cotidianos numa abordagem qualitativa, vivenciando parte da rotina da comunidade, utilizando a entrevista como metodologia. Houve a valorização dos cotidianos escolares e da produção de narrativas, forma ancestral de se contar histórias. A história oral teve protagonismo neste trabalho, abrangendo memórias afetivas de moradoras, ex-moradoras e ex-alunas, onde as entrevistadas puderam relatar suas saudades, alegrias e as dificuldades da época em que moraram/estudavam na comunidade e como ainda procuram manter seus costumes e saberes do campo. Consideramos que estas narrativas são também parte da história da educação e da vida cotidiana no município de Santo Antônio de Pádua-RJ. A unidade escolar é um patrimônio da comunidade do Salgueiro. Na concepção das moradoras, não existe Salgueiro sem a escola; sendo assim, este texto busca retratar memórias de um centro escolar que marcou, e ainda marca, a vida de incontáveis pessoas direta e indiretamente e de maneira singela resgatar uma pequena parte da história desta comunidade. | - |
Descrição: dc.description | Being from a family in the Salgueiro community that for generations has studied at the Municipal School Alice do Amaral Peixoto, a rural school, we have followed the recent process of attempts to close the school as well as the resistance movements the local community and other social actors, especially the LEC/UFF. We try to weave narratives about these paths. A research aims to present the strong link between the School Municipal Alice do Amaral Peixoto and the community of Salgueiro, leading us back to the past. Our goal is to value the memories of residents and, mainly, former students, from different periods of time; the school is old. To this end, we chose to study the in order to do so, daily life in a qualitative approach, experiencing part of the community's routine, using interviews as methodology. There was the valorization of school daily life and the production of narratives, an ancient way of telling stories. Oral history played a in this work, including affective memories of residents, former residents, and former students, where the interviewees were able to relate their longings, joys and difficulties of the time when they lived/studied in the community and how they still try to maintain their customs and knowledge of the countryside. We consider that these narratives are also part of the history of education and daily life in the municipality of Santo Antônio de Pádua-RJ. The school unit is a heritage of the Salgueiro community. According to the inhabitants, there is no Salgueiro without the school. Thus, this text seeks to portray the memories of a school that marked, and still marks, the lives of countless people, directly and indirectly, and, in a simple way, to rescue a small part of the history of this community. | - |
Descrição: dc.description | 36 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | memórias e narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | cotidianos escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | história oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | história oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | memories and narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | school routines | - |
Palavras-chave: dc.subject | oral history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Education | - |
Título: dc.title | Memórias e narrativas de ex-alunas: inspirações e resistência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: