Maurice Blanchot: ficção-crítica

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Autor(es): dc.contributorLeal, Paula Glenadel-
Autor(es): dc.contributorAlencar, Ana Maria Amorim de-
Autor(es): dc.contributorDias, Ângela Maria-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marcelo Jacques de-
Autor(es): dc.contributorPenna, João Camillo Barros de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Davi Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773500-
Descrição: dc.descriptionEsta Tese analisa sete narrativas do escritor francês Maurice Blanchot a partir de sua própria perspectiva teórico-crítica sobre literatura, tendo por objetivo verificar se há um movimento de escritura continuada, ou melhor, convergente entre as suas narrativas ficcionais e os seus textos teóricos sobre literatura/ato literário. Esta pesquisa partiu de três pontos temáticos já comentados por Blanchot em seus textos ensaísticos, a saber: escrita, noite e morte. Dentre as obras ficcionais de Maurice Blanchot, as escolhidas para comporem o corpus desta Tese foram: La folie du jour, Le ressassement éternel (“L’idylle” e “Le dernier mot”), Thomas l’obscur, L’instant de ma mort, Pena de morte e Celui qui ne m’accompagnait pas-
Descrição: dc.descriptionCette thèse compare sept récits de l’écrivain français Maurice Blanchot à partir de son propre point de vue théorique et critique sur la littérature, visant à établir s’il existe un mouvement d’Écriture continuelle, voire même, convergente entre ses récits fictionnels et ses textes théoriques sur la littérature / acte littéraire. Cette recherche s’est amorcée sur trois points thématiques déjà évoquées par Blanchot dans ses essais, à savoir: écriture, nuit et mort. Parmi les oeuvres fictionnelles de Maurice Blanchot, celles qui ont été choisies pour composer le corpus de cette thèse sont les suivantes: La folie du jour, Le ressassement éternel (« L’idylle » et « Le dernier mot »), Thomas l’obscur, L’instant de ma mort, Pena de morte et Celui qui ne m’accompagnait pas-
Descrição: dc.description262f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaurice Blanchot-
Palavras-chave: dc.subjectFicção blanchotiana-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectNoite e Morte-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura francesa; história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectBlanchot, Maurice, 1907-2003-
Palavras-chave: dc.subjectFiction blanchotienne-
Palavras-chave: dc.subjectÉcrit-
Palavras-chave: dc.subjectNuit et Mort-
Título: dc.titleMaurice Blanchot: ficção-crítica-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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