Alfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alexandre Lopes de-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Neide-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.creatorRamos, Suami João Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773487-
Descrição: dc.descriptionEnergia é um dos temas mais importantes no estudo da física no ensino básico. No atual currículo da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o tema energia é estudado em todo o segundo ano do ensino médio. No quarto bimestre são estudados particularmente os temas energia nuclear e reações nucleares. Neste contexto, nossa proposta está focada neste bimestre. A importância deste tema é marcante, haja vista as pesquisas para o desenvolvimento da fissão nuclear controlada, à época da Segunda Guerra Mundial, terem sido um marco na história da humanidade, pois culminaram com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, inaugurando, assim uma nova era, a Era Nuclear. A fusão nuclear, por sua vez, é tema de pesquisas atuais devido especialmente, ao seu potencial de produção de energia e também é importante em outras áreas do conhecimento, pois em última análise, é a grande responsável pela existência e manutenção da vida em nosso planeta. Para o estudo deste importante tema da física propomos a abordagem que preconiza o uso da alfabetização científica (AC). Dentro dessa proposta mesclamos aulas mais tradicionais, quase transmissivas, com explicações na lousa e aulas com experimentos em sala de aula e também o uso de programa de computador que usa simulações. Analisamos os aspectos éticos e políticos relativos a estas pesquisas, que tiveram seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial, e realizamos um debate cujo tema provocava a discussão entre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Com o uso da abordagem proposta pela AC, queremos colaborar para que os estudantes, além de consolidarem os conceitos de fissão e fusão nuclear, tenham mais uma oportunidade de, através de seus estudos, se tornarem, cidadãos mais críticos, conscientes e participativos na sociedade na qual vivemos. Como produto associado a esta dissertação, elaboramos um documento a parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para aplicar essa proposta em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEnergy is one of the most important themes int he study of physics in the basic school. In the current minimum curriculum of the Rio de Janeiro State Education Secretary energy is studied in the whole second year of the high school. In the fourth bimester, nuclear energy and nuclear reactions are main themes. In this context, our proposal is limited to this bimester. These themes are very important, once the researches to devellop the controlled nuclear fission become a historical mark with the bombardment of Hiroshima e Nagasaki, installing the Nuclear Age. Nuclear fusion is a current research topic due to the potential of producing energy and to its importance to other fields of science, once ultimately the existence and maintenance of life on Earth depends on this process. In order to study these themes, we used the approach adopted by the scientific literacy. In this approach, we used tradictional classes, as well as experiments and computer simulations. We have also analyzed the ethic and political aspects concerning the research on nuclear physics during the II World War. Finally we realized a debate whose theme sparked the discussion among the relations of science, technology, society and enviroment. Using this approach we intend to improve the awareness and the critical judgment of our students. As a result of this dissertation, we produced another document which is able to be used by Basic School teachers in order to apply this proposal in classrooms.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectFissão e fusão nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFusão nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectFissão nuclear-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectFissão e fusão nuclear-
Título: dc.titleAlfabetização científica no ensino de fissão e fusão nuclear para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.