Estudo de concepção de uma via navegável para um navio oceanográfico nas proximidades da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Amado Garcia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1176144797576689-
Autor(es): dc.contributorBelém, André Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8174173696509765-
Autor(es): dc.contributorAyres Neto, Arthur-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8355947667910941-
Autor(es): dc.contributorZanandrea, Franciele-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3539795122211417-
Autor(es): dc.creatorRosa, Augusto dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33054-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773486-
Descrição: dc.descriptionA Baía de Guanabara, localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, apresenta grande importância econômica, possuindo um forte tráfego aquaviário de pessoas e mercadorias. Uma das embarcações que navega na região é o Ciências do Mar III, um dos quatro navios construídos pelo Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMAR) do Ministério da Educação. Apesar de estar sob responsabilidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), o navio de estudos oceanográficos Ciências do Mar III atualmente utiliza como atracadouro píeres da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil (DHN), localizado no município de Niterói. Isso ocorre porque a região da Baía, nos arredores da UFF, não possui a profundidade necessária para navegação segura dessa embarcação. Com isso, o seguinte trabalho tem como objetivo projetar um canal de navegação e área de manobra adequados para o navio, já que atualmente a cota batimétrica não permite sua navegação e acostagem. Para isso, primeiramente realizou-se o tratamento dos dados de batimetria obtidos através de carta náutica e de estudo contratado pela UFF. Em seguida, com as características do navio, calculou-se a profundidade requerida para navegação segura do navio de projeto, bem como o volume de sedimentos a serem dragados. Apresenta-se ainda uma proposta preliminar para destinação do sedimento dragado. Como resultado foi obtida a via de navegação para o navio de projeto, que gerou um volume de 34517 metros cúbicos de sedimentos, além da apresentação da proposta de gestão de sedimentos utilizando geobags, de forma a proporcionar uma redução dos custos de transporte do material dragado-
Descrição: dc.descriptionGuanabara Bay, located in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro, is of great economic importance, with a strong waterway traffic of people and goods. One of the vessels navigating in the region is the Sea Science III, one of four such ships built by the Ministry of Education's Program for Human Resources Training in Sea Science (PPGMAR). Although it is under the responsibility of the Federal Fluminense University (UFF), the oceanographic research ship Ciências do Mar III currently uses as mooring the piers of the Directorate of Hydrography and Navigation of the Brazilian Navy (DHN), located in the city of Niterói. This is because the bay area around UFF does not have the necessary depth for safe navigation of this vessel. Thus, the following work aims to design a navigation channel and maneuvering area suitable for the ship, since the bathymetry currently does not allow navigation and berthing of the ship. To this end, the bathymetry data obtained from nautical charts and from a study contracted by UFF were first analyzed. Next, with the ship's characteristics, the depth required for safe navigation of the project ship was calculated, as well as the volume of sediments to be dredged. A preliminary proposal for the destination of the dredged sediment is also presented. As a result, the navigation route for the project vessel was obtained, which generated a volume of 34517 cubic meters of sediment, in addition to the presentation of the proposal for sediment management using geobags, in order to provide a reduction in the transportation costs of the dredged material-
Descrição: dc.description75 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBatimetria-
Palavras-chave: dc.subjectCanal de navegação-
Palavras-chave: dc.subjectBaía de Guanabara-
Palavras-chave: dc.subjectNavegação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências do Mar III (Navio)-
Palavras-chave: dc.subjectBaía de Guanabara (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectBathmetry-
Palavras-chave: dc.subjectNavigation channel-
Palavras-chave: dc.subjectGuanabara's Bay-
Título: dc.titleEstudo de concepção de uma via navegável para um navio oceanográfico nas proximidades da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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