Afetos e Mudanças Climáticas: relatos de uma oficina pedagógica com alunos de Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Luiza Dantas Bentenmüller-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/0888993131255978-
Autor(es): dc.creatorGastim, Iuri Chicharo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773481-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho intenta pensar junto à arte e à cultura afim de criar novas maneiras de se relacionar com um mundo em colapso ambiental, a partir de uma perspectiva de Educação Ambiental política, inventiva e interdisciplinar. As mudanças climáticas e as questões que as tangenciam evidenciam a necessidade de enxergarmos o planeta a partir de epistemologias não hegemônicas e a partir de outras linguagens, fugindo da linguagem da ciência maior e indo de encontro com uma ciência menor, que se abre às subjetividades e incertezas e gera afetos e pertencimentos. A partir de tais inquietações, foi planejada uma oficina com o nome de “Mudanças Climáticas: Quais Mundos Desejamos Preservar?”, que busca conversar com diversas manifestações artísticas e culturais e trabalhar com a criatividade e inventividade dos envolvidos. A proposta tem como desdobramento a criação de artefatos culturais, aqui denominados de “Estações de Criação”, que são materializações das reflexões despertadas ao longo da atividade. A oficina foi realizada em três turmas de 8º ano da Escola Municipal Levi Carneiro, localizada no bairro do Sapê, em Niterói-RJ. A partir dos artefatos gerados pelas inquietações dos estudantes, a discussão vai no sentido de refletir a partir das intervenções encontradas em cada “Estação de Criação”, tal como suas particularidades e semelhanças entre elas. Para além de focar apenas nas manifestações culturais e artísticas em si, caminha-se com tais manifestações, permitindo-se que as reflexões se ramifiquem em discussões a respeito da Escola, das educações ambientais, da própria ciência como um todo, das artes, culturas e epistemologias outras. As experiências vivenciadas no decorrer desta pesquisa me ajudaram a compreender melhor minhas próprias intenções ao propor a oficina, fizeram florescer em mim maneiras outras de interpretar manifestações artísticas e o mundo como um todo, e, sem dúvidas, edificaram de maneira singular a minha formação como educador ambiental.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to think alongside art and culture in order to create new ways of relating to a world in environmental collapse, from a perspective of political, inventive and interdisciplinary Environmental Education. Anthropogenic climate changes and the issues that surround them highlight the need to perceive the planet from non-hegemonic epistemologies and through other languages that depart from the language of a major science and engage with a lesser science – one that embraces subjectivities and uncertainties, generating affections and senses of belonging. From these concerns, a workshop named "Climate Change: Which Worlds Do We Wish to Preserve?" was designed, seeking to engage with various artistic and cultural expressions and to harness the creativity and inventiveness of those involved. The proposal leads to the creation of cultural artifacts named "Creation Stations", which materialize reflections sparked throughout the activity. The workshop took place in three classes of 8th grade at Levi Carneiro Municipal School, located in the Sapê neighborhood in Niterói-RJ. Through the artifacts generated by the students concerns, the discussion aims to reflect on the interventions found within each "Creation Station", exploring their peculiarities and similarities. Beyond merely focusing on the cultural and artistic manifestations itselves, it intertwines with these expressions, allowing reflections to branch out into discussions regarding the School, environmental education, science as a whole, arts, cultures, and alternative epistemologies. The experiences lived throughout this research helped me better understand my own intentions in proposing the workshop. They brought forth alternative ways for me to interpret artistic expressions and the world as a whole, undoubtedly magnifying in a unique manner my ongoing formation as an environmental educator.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental; Mudanças climáticas; Interdisciplinaridade; Arte; Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental. Ensino Fundamental. Meio Ambiente.-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education; Climate Change; Interdisciplinarity; Art; Elementary School-
Título: dc.titleAfetos e Mudanças Climáticas: relatos de uma oficina pedagógica com alunos de Ensino Fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.