Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maffei, Luís Claudio de Sant’Anna | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maria Luiza Scher | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Mônica Genelhu | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Viviane da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ida Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Mariana Caser da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773466 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propõe a analisar quatro obras de Mário Cláudio tecidas, de modo mais explícito, ao redor da casa familiar do escritor. A Quinta das Virtudes, Tocata para dois clarins e O Pórtico da Glória, romances publicados na década de 1990, compõem o que pode ser denominado de trilogia familiar, por se voltarem, respectivamente, à reconstituição das memórias de parentes de quarto, primeiro e terceiro graus do artista. O Norte de Portugal, especialmente a cidade natal do escritor, o Porto, é o território onde essas narrativas se desenrolam. Em tais obras, o burgo se revela como integrante da estirpe de Mário Cláudio, já que, mais que pano de fundo dos romances, é desse cenário setentrional que emergem, além do escritor, história, memória, imagens, outros artistas e obras de arte. Portanto, Meu Porto (2001) será tomado como chave de leitura para a compreensão da cidade como presença imagética e de inspiração artística a circular pelo recorte literário desta tese. Por fim, a partir das imagens que se destacam no referido corpus, que compõe o que aqui denominamos de percurso autobiográfico do escritor – imagens da cidade, imagens resgatadas pela memória e imagens oriundas de outras linguagens artísticas, além da própria literatura –, pretende-se verificar, nas relações interartísticas que a obra de Mário Cláudio suscita, o caráter visual de seu texto, que, no caso deste percurso, constitui, afinal, um álbum familiar que se dá a ver pela leitura. | - |
Descrição: dc.description | This work proposes to analyze four Mario Claudio’s works, more explicit constructed around the writer’s family house. A Quinta das Virtudes, Tocata para dois clarins, and O Portico da Gloria, novels published in 1990 decade, constitute what can be named as a familiar trilogy for approaching, respectively, memories from artist’s fourth, first, and thirddegree relatives. The north of Portugal, especially the writer’s hometown, Porto, is those novels’ development territory. Consequently, the northern scenario reveals itself as part of Mario Claudio’s genealogy because more than being a background for the novels’ development, it is from Porto and its nearby region that not only the writer is born, but also history, memory, images, and other artists and works of art emerge. Thus, Meu Porto (2001) is taken as a reading key for the comprehension of the city as an imagetic presence and artistic inspiration circulating around this thesis’ literary subject. Finally, we aim to verify the visual characteristic of Mario Claudio’s text through the interartistic relationships his works arouse. We intend to do that by observing the highlighted images in this literary corpus, composed by what is named here as the writer’s autobiographical rout – images of the city, images which were rescued from memory, images from other artistic languages, in addition to literature itself. Concerning this rout, these images constitute, after all, a familiar album that can be appreciated by reading | - |
Descrição: dc.description | 239 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura portuguesa contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mário Cláudio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Porto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percurso autobiográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações interartes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cláudio, Mário, 1941- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary Portuguese Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiographic rout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interartistic relationships | - |
Título: dc.title | A cidade como estirpe: literatura e outras artes no percurso autobiográfico de Mário Cláudio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: