A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLehmann, Lucia de Melo e Souza-
Autor(es): dc.contributorLima, Neuza Rejane Wille-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Aimi Tanikawa de-
Autor(es): dc.contributorDelou, Cristina Maria Carvalho-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Artur Parreira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria das Graças Siqueira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773437-
Descrição: dc.descriptionAcreditando que os alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação necessitam do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, realizar uma Revisão Bibliográfica das publicações sobre a Sala de Recursos Multifuncional, sua implantação e o trabalho nela desenvolvido fornece fonte de informação e aprimoramento para os que visam realizar estes atendimentos. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção bibliográfica sobre as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho desenvolvido nestes espaços, se justifica porque pode ser observado no dia a dia das escolas que, embora as legislações apontem para a implantação de Salas de Recursos na escola regular, a realidade não segue os preceitos da lei. O resultado obtido demonstrou que houve grande avanço no que se refere ao interesse em estudar o trabalho da Sala de Recursos, seus professores e o público que vem sendo atendido nesses espaços. Concluímos que as publicações cresceram bastante, mais especificamente nos últimos três anos (2018/2019/2020) onde temos o maior número de estudos encontrados. As questões da política e da legislação são aspectos fundamentais que marcam a implantação e a implementação das salas de recursos. As dificuldades encontradas são muitas, e vão desde compreensões equivocada à implantação e implementação desses espaços. O resultado desta pesquisa irá colaborar para que os estabelecimentos de ensino possam implantar o serviço com maior segurança, proporcionando aos professores orientações que facilitem e deem suporte para o trabalho a ser desenvolvido nestas salas, pois nos textos analisados fica claro que o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais não tem apresentado a qualidade e a eficácia necessária à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Este estudo pode ser disponibilizado a quem dele necessite para implantar e orientar o serviço aos alunos com deficiência e altas habilidades nas Salas de Recursos Multifuncionais.-
Descrição: dc.descriptionBelieving that students with disabilities and high skills / giftedness need quality, specialized Educational Assistance, carry out a Systematic Review of the publications on the Multifunctional Resource Room, its implementation and the work developed in it provides a source of information and improvement for those who aim make these calls. This work aims to identify and analyze the bibliographic production on the Multifunctional Resource Rooms and the work developed in these spaces, it is justified because it can be observed in the day-to-day of schools that, although the legislation points to the implantation of Resource Rooms in the regular school, the reality does not follow the precepts of the law. The result obtained showed that there was a great advance in terms of interest in studying the work of the Resource Room, its teachers and the public that has been served in these spaces. We conclude that publications have grown considerably, more specifically in the last three years (2018/2019/2020) where we have the largest number of studies found. Policy and legislation issues are fundamental aspects that mark the implantation and implementation of resource rooms. The difficulties encountered are many, ranging from misunderstandings to the implementation and implementation of these spaces. The result of this research will collaborate so that educational establishments can implement the service with greater security, providing teachers with guidelines that facilitate and support the work to be developed in these rooms, because in the analyzed texts it is clear that the work developed in the Rooms of Multifunctional Resources has not shown the quality and effectiveness necessary for the inclusion of students targeting Special Education. This study can be made available to those who need it to implement and guide the service to students with disabilities and high skills in the Multifunctional Resource Rooms.-
Descrição: dc.description273 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão Bibliográfica, Atendimento Educacional Especializado.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Formação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectSystematic Review, Specialized Educational Service.-
Título: dc.titleA sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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