O início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0130901342980541-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Ana Maria Ferreira da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6098382779643532-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4553129313380267-
Autor(es): dc.creatorLima, Débora Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27768-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773430-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação propõe uma investigação sobre o início da carreira docente de um grupo de nove professoras atuantes na Educação Infantil de uma escola da rede pública municipal de ensino, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, sendo elas docentes experientes e iniciantes. A pesquisa busca conhecer o processo de inserção profissional dessas professoras com o intuito de observar as dificuldades enfrentadas por elas nesse período de iniciação, compreendendo que a entrada na carreira representa um grande desafio para a profissão e pode ser acrescida de outras situações desafiadoras diante de uma fase de enorme relevância, a Educação Infantil, sendo essa a primeira etapa do ensino e a que representa a base do processo educativo. Além de destacar a importância de ações de apoio voltadas para essa fase da profissão, ressalta-se, nesse contexto, a contribuição dos professores experientes como importante auxílio para romper com as adversidades. A pesquisa tem como base metodológica a análise de narrativas, caminho escolhido para melhor compreender as participantes deste estudo e, ainda, contribuir para valiosos momentos de reflexão sobre suas histórias. Por meio das entrevistas realizadas, procurou-se refletir e dialogar com alguns autores que discutem a temática e compõem o referencial teórico deste trabalho, entre eles Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi e Martins, Nono, Benjamin, entre outros. Dessa forma, conclui-se que os primeiros anos de docência são cruciais para a permanência do professor na profissão, e as relações construídas entre docentes experientes e iniciantes apresentam-se como vitais nessa condição inicial, contribuindo para o desenvolvimento profissional.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation proposes an investigation into the beginning of the teaching career of a group of nine experienced and novice teachers working in Kindergarten at a school in the municipal public education system, located in the interior of the state of Rio de Janeiro. The research seeks to understand the process of professional insertion of these teachers in order to observe the difficulties faced by them at this initial period, understanding that beginning the career represents a great challenge for the profession and can other challenging situations can appear in such relevant phase, that is Early Childhood Education, which is the first stage of teaching and the one that represents the foundation of the educational process. Besides highlighting the importance of support actions aimed at this phase of the profession, this work emphasizes, in this context, the contribution of experienced teachers as an important help to overcome adversity. The research is methodologically based on the analysis of narratives, which is the path chosen to better understand the participants of this study and also contribute to valuable moments of reflection on their stories. Through the interviews, we sought to reflect and dialogue with some authors who discuss the theme and make up the theoretical framework of this work, including Garcia, Nóvoa, Rabelo, Papi and Martins, Nono, Benjamin, among others. Thus, it is concluded that the first teaching years are crucial for the permanence of the teacher in the profession, and the relationships built between experienced and novice teachers are vital in this initial process, and contribute greatly to the professional development.-
Descrição: dc.description134 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInício da carreira docente-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras experientes e iniciantes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBeginning of the teaching career-
Palavras-chave: dc.subjectExperienced and novice teachers-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Título: dc.titleO início da carreira docente na educação infantil: narrativas de professoras experientes e professoras iniciantes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.