Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Jéssica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Beatriz Bezerra Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773421 | - |
Descrição: dc.description | O tema desse estudo é o processo de letramento, ao longo da alfabetização, promovido nas interações entre docentes e discentes dos anos iniciais de uma escola pública. O objetivo deste trabalho monográfico é o de investigar, portanto, como ocorrem as práticas de letramento no processo de alfabetização de uma turma de 2.º ano do ensino fundamental em uma escola federal localizada em Niterói, Rio de Janeiro, o Colégio Universitário Geraldo Reirs (COLUNI), considerando as interações docentes-discentes nas práticas de ler, escrever, falar e escutar. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, como estudo de caso, mediante realização de observação participante, com utilização dos dispositivos enunciativos entrevista e caderno de campo. A fundamentação teórica se baseou em uma concepção sócio-histórica e ideológica de linguagem, como produção humana dialógica e interativa. A observação permitiu estruturar categorias de análise dos processos de alfabetizar letrando, na referida turma, e identificar a necessidade de criar diálogos interativos e específicos durante o evento. Os resultados deste estudo evidenciam que é urgente pensar as práticas de letramento ao longo do processo de alfabetização, que considerem o ensino das práticas sociais letradas, como ler e escrever, de modo processual e interativo | - |
Descrição: dc.description | The theme of this study is the process of literacy, throughout literacy, promoted in the interactions between teachers and students of the early years of a public school. The objective of this monographic work is therefore to investigate how literacy practices occur in the literacy process of a 2nd grade elementary school in a federal school located in Niterói, Rio de Janeiro, the Geraldo Reirs University College (COLUNI), considering teacher-student interactions in reading, writing, speaking and listening practices. To this end, a qualitative research was developed as a case study, through participant observation, using the enunciative interview and field notebook. The theoretical foundation was based on a socio-historical and ideological conception of language as dialogical and interactive human production. The observation allowed to structure categories of analysis of literacy processes in the class, and to identify the need to create interactive and specific dialogues during the event. The results of this study show that it is urgent to think about literacy practices throughout the literacy process, which consider the teaching of literate social practices, such as reading and writing, in a procedural and interactive way | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interações docentes-discentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early years of elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student interactions | - |
Título: dc.title | Alfabetização e letramento: dialogando sobre as interações docentes-discentes dos anos iniciais de uma escola federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: