Uma pletora de poliedros: explorando poliedros regulares com a metodologia da engenharia didática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Marcelo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorEsquincalha, Agnaldo-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorCruz, Rafaela Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773420-
Descrição: dc.descriptionA dissertação apresenta uma discussão acerca do ensino de geometria com a utilização de recursos tecnológicos como instrumentos didáticos, fundamentada em orientações curriculares brasileiras para o ensino médio e para a educação profissional. Este trabalho visa analisar de que forma o software educacional "Uma pletora de poliedros" pode contribuir para a apropriação do conceito poliedros regulares. A experimentação da pesquisa foi realizada no Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua, com os alunos da 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. A engenharia didática, desenvolvida por Artigue (1988), foi utilizada como metodologia de pesquisa, com descrição das reflexões da professora/pesquisadora nas quatro fases propostas por esta metodologia. Foram relatadas as atividades desenvolvidas para a experimentação de uma sessão de ensino que pudesse contribuir para a aprendizagem do conteúdo poliedros regulares. Para levantar o perfil dos estudantes e a opinião destes quanto ao uso do software na sessão de ensino, foram aplicados questionários, dos tipos fechado e aberto. Para análise deste último tipo, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Concluindo, verificou-se que a visualização espacial, a exploração do software, as operações disponíveis nele e a dinamicidade do processo de ensino contribuíram para a compreensão dos conceitos estudados, tornando a aula mais produtiva em termos de construção do conhecimento. A investigação impulsionou uma discussão em torno do ensino e aprendizagem de poliedros regulares com o uso de tecnologia, trazendo possibilidades didáticas que podem contribuir para a apropriação de alguns conceitos de geometria espacial-
Descrição: dc.descriptionThis master´s dissertation presents a discussion upon the teaching of geometry, using technological resources as didactic instruments, based on the Brazilian curriculum orientations to high school and professional education. This essay aims to analyse how the educational software A plethora of polyhedra may contribute for the appropriation of the concept regular polyhedra. The research experiment was applied to 1st grade students from Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio from Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua. The didactical engineering, developed by Artigue (1988), was used as method of research, including the description of the teacher/researcher’s thoughts in the four stages proposed by the methodology. The developed activities for the experiment were reported for the trial of a teaching section that could contribute to the learning of regular polyhedra. In order to prospect for the students’ profiles and their opinion on the use of the software in the teaching section, open and closed questionnaires were implemented. The Bardin’s technique of content analysis was used so as to analyse the open kind of questionnaire. To sum up, it was found that the spatial visualization, the exploration of the software, its available operations and the dynamicity of the teaching process contributed to the understanding of the studied concepts, allowing a more dynamic class when it comes to knowledge construction. The investigation promoted a discussion on the teaching and learning of regular polyhedra by the means of technology, presenting didactical possibilities that might feed the appropriation of some concepts on spatial geometry-
Descrição: dc.description126 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectPletora de poliedros-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didática-
Palavras-chave: dc.subjectPoliedro-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectPlethora of polyhedra-
Palavras-chave: dc.subjectDidactical engineering-
Título: dc.titleUma pletora de poliedros: explorando poliedros regulares com a metodologia da engenharia didática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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