Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sidinei Rocha de | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Lucilia Augusta Lino de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Fernando de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Milene da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773418 | - |
Descrição: dc.description | A qualidade no processo educacional é objeto de busca do nosso país há muitos anos. Vários projetos e medidas governamentais foram inseridos e discutidos nas últimas décadas em vários níveis e nas inúmeras redes de ensino que compõem o Brasil. No entanto, uma das variáveis que compõe o processo de ensino dentro das unidades escolares vem ganhando destaque como elemento chave para o alcance desta qualidade na educação, sendo esta a Gestão Escolar. Neste trabalho foi desenvolvida uma análise de como o processo administrativo, encontra-se definido pelos autores especialistas, para o alcance do sucesso de suas Organizações e/ou Instituições e as implicações que este pode provocar de acordo com o modo que é desenvolvido e trabalhado dentro das Instituições. Esta pesquisa concentrou-se em duas escolas estaduais situadas no município de Niterói/RJ e para sua efetivação foi realizado um estudo de caso destas duas escolas com o objetivo de se investigar como seus processos de gestão acontecem e como este influencia na qualidade da educação, usando como parâmetro o avaliador externo- IDEB. Após estas análises foi realizado um comparativo entre as duas escolas, através das médias auferidas pelos questionários sobre várias linhas de investigação referentes ao processo administrativo desenvolvido na escola, além da percepção registrada no diário de campo do pesquisador de suas visitas e das entrevistas realizadas com alguns membros do corpo diretivo. Sendo então apontadas características que ocorrem durante o processo administrativo que podem estar influenciando no alcance das metas estabelecidas pelo IDEB | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The quality of the educational process is the object of pursuit of our country for many years. Several projects and government measures were entered and discussed in recent decades at various levels and in numerous school systems that make up Brazil. However, one of the variables that make up the teaching process within the school units is gaining prominence as a key element to achieve this quality in education, which is the School Management. In this work we developed an analysis of how this administrative process is defined by the authors experts, to achieve the success of their Organizations and /or Institutions and the implications that this may cause in accordance with how it is developed and worked within the Institutions. This research focused on two elementary schools located in Niterói/RJ and its implementation was carried out a case study of two schools with the aim of investigating how their management processes happen and how this influences the quality of education, using as parameter the external evaluator- IDEB. After these analyzes we performed a comparison between the two schools, as means of questionnaires received by several lines of inquiry relating to administrative procedure developed in school, beyond perception recorded in the researcher's field diary of his visits and interviews with some members of the governing body. Since then pointed out features occurring during the administrative procedure that may be influencing the achievement of targets set by IDEB | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliador externo | - |
Palavras-chave: dc.subject | IDEB | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo administrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação externa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | External evaluator | - |
Palavras-chave: dc.subject | IDEB | - |
Palavras-chave: dc.subject | School success | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administrative process | - |
Título: dc.title | Gestão escolar e seus resultados nos atuais indicadores de avaliação do ensino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: