DARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorFernandes, R.B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.contributorScotto, G.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4148205819933960-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Luiz Otávio Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773417-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico se propõe a debater os empreendimentos intelectuais e ações políticas de Darcy Ribeiro (1922-1997) tensionando dois campos que perpassaram toda a sua trajetória, a Antropologia e a Educação. Ao cotejar estas duas disciplinas, o objetivo reside em responder à seguinte hipótese: Darcy Ribeiro é pioneiro da Antropologia da Educação no Brasil. O método utilizado para a consecução do texto foi um levantamento bibliográfico ancorado nas premissas da etnografia documental, e estruturado em três eixos temáticos fundamentais. O primeiro, explicitar como ocorreu a aproximação da antropologia e a educação. O segundo, mostrar o sentido político-intelectual na relação entre ciências sociais e o campo educacional na experiência brasileira. O terceiro, cotejar estas dinâmicas com o itinerário intelectual e político de Darcy Ribeiro, uma vez que ele foi um ator central nesse cenário. Nesta análise tripartida subjaz um objetivo secundário: precaver como os registros podem contribuir na construção de uma (auto)representação idealizada. Isto porque Darcy Ribeiro, ainda em vida, produziu um vasto material autobiográfico visando controlar as narrativas a respeito da sua trajetória para a construção da sua memória póstuma. Estes registros, por sua vez, constituem a fonte de análise primária das investigações acerca do legado darcyniano. As obras analisadas foram: ‘A Universidade Necessária. Estudos Sobre o Brasil e a América Latina’ (1969); ‘UnB: Invenção e descaminho’ (1978); ‘Nossa escola é uma calamidade’ (1984); ‘O livro dos CIEPs’ (1986) e ‘Universidade de Brasília: projeto de organização, pronunciamento de educadores e cientistas e Lei n° 3.998 de 15 de dezembro de 1961’ (2011); textos em que Darcy Ribeiro discutiu educação de forma restrita. O recorte desta investigação busca confrontar a Antropologia e a Educação na trajetória de Darcy Ribeiro de uma forma não ilustrativa em sua biografia. Portanto, a pesquisa visa lançar um novo enfoque interpretativo sob um autor largamente debatido em diferentes ramos das ciências humanas, e de suma importância na institucionalização das ciências sociais e educação no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work aims to discuss the intellectual enterprises and political actions of Darcy Ribeiro (1922-1997) tensioning two fields that went through his entire trajectory, Anthropology and Education. When itemising these two disciplines, the objective is to answer the following hypothesis: Is Darcy Ribeiro a pioneer of The Anthropology of Education in Brazil. The method used to achieve the text was a bibliographic survey anchored in the premises of documentary ethnography, and structured in three fundamental thematic axes. The first, explaining how the approximation of Anthropology and Education occurred. The second, to show the political-intellectual sense in the relationship between social sciences and the educational field in the brazilian experience. The third, to commin these dynamics with the intellectual and political itinerary of Darcy Ribeiro, since he was a central actor in this scenario. In this tripartite analysis, a secondary objective underlies: to watch over how records can contribute to the construction of an idealized (self)representation. This is because Darcy Ribeiro, still in life, produced a vast autobiographical material in order to control the narratives about his trajectory for the construction of his posthumous memory. These records, in turn, constitute the primary source of analysis of investigations into darcynian legacy. The works analyzed were: 'The Necessary University. Studies on Brazil and Latin America' (1969); 'UnB: Invention and Mispath' (1978); 'Our school is a calamity' (1984); 'The book of CIEPs' (1986) and 'University of Brasilia: organization project, pronouncement of educators and scientists and Law n°. 3,998 of December 15, 1961' (2011); texts in which Darcy Ribeiro discussed education in a restricted way. The clipping of this investigation seeks to confront anthropology and education in the trajectory of Darcy Ribeiro in a non-illustrative way in his biography. Therefore, the research aims to launch a new interpretative approach under an author widely debated in different branches of the human sciences, and of paramount importance in the institutionalization of social sciences and education in Brazil.-
Descrição: dc.description85-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDarcy Ribeiro; Antropologia da Educação; Política; Trajetória Intelectual; Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectDarcy Ribeiro; Anthropology of Education; Politics; Intellectual Trajectory; Social Sciences-
Título: dc.titleDARCY RIBEIRO E A ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ITINERÁRIO POLÍTICO INTELECTUAL-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.