Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Bernardo Barros Coelho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Patrick Estellita Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Pedro Süssekind Viveiros de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bianca Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773416 | - |
Descrição: dc.description | A compreensão de si é uma tarefa difícil e necessitamos de mediações para encontrar respostas para nossas próprias histórias. Por isso, o filósofo Paul Ricoeur dedica-se ao estudo das narrativas, pois percebe que, através delas, o ser humano consegue alcançar uma compreensão de si mais plena e inteligível. Seu percurso, precisamente, é desvendar como o processo de contar uma história acontece. Entretanto, esse processo não se inicia com o ato do criador da obra, pelo contrário. Para que uma obra se torne obra, ela precisa de alguns elementos fornecidos pela experiência cotidiana e, após essa etapa é que a obra pode configurar-se e vir a ser uma obra. Porém, ainda assim, ela não alcançou sua finalidade, porque, para o filósofo, a obra só se encerra no ato de ler, ou seja, no leitor. Pretendemos, então, percorrer os caminhos seguidos pelo filósofo para encontrar a função da arte de contar histórias através dessa teoria, denominada de “tripla mímesis”. Para isso, mostraremos como ocorre a configuração das narrativas e como ela abre um horizonte de possibilidades para o ser humano quando revela um mundo que pode transformar sua compreensão do tempo, de si e dos outros | - |
Descrição: dc.description | La compréhension de soi est une tâche difficile et nous avons besoin de médiations pour trouver des réponses à nos propres histoires. Donc, le philosophe Paul Ricoeur est dédié à l'étude des récits, car il comprend que, à travers eux, l'être humain peut parvenir à une compréhension de soi plus complète et intelligible. Son parcours est précisément débander la façon comme le processus de raconter une histoire se passe. Cependant, ce processus ne commence pas par l'acte du créateur de l'oeuvre, au contraire. Pour qu’une oeuvre devienne ouevre, elle a besoin de quelques éléments fournies par l'expérience quotidienne et après cette étape est que l’oeuvre peut être configuré et devenir une oeuvre. Mais encore, elle n'a pas atteint son but, car, pour le philosophe, l’oeuvre ne se termine que dans l'acte de lecture, c’est-à-dire, le lecteur. Nous avons l'intention de marcher alors les chemins suivis par le philosophe pour trouver la fonction de la narration à travers cette théorie, appelée "triple mímesis." Nous allons montrer donc comme se passe la configuration de la narration et de la façon dont elle ouvre un horizon de possibilités pour l'homme quand elle révèle un monde qui peut transformer votre compréhension du temps, de soi et des autres | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mímesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Myhtos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ricoeur, Paul, 1913-2005 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa (Retórica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Herméneutique | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mímesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Myhtos | - |
Título: dc.title | Configuração narrativa em Paul Ricoeur | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: