Ensino de linguagem no livro didático: tradição e novidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBittencourt, Terezinha Maria da Fonseca Passos-
Autor(es): dc.contributorCPF:18200800622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3896981631565147-
Autor(es): dc.contributorCezar, Marina Coelho Moreira-
Autor(es): dc.contributorCPF:18459762122-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sonia Monnerat-
Autor(es): dc.contributorCPF:19387111222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0783300268033991-
Autor(es): dc.contributorRamos, Maria Lucia Cortez Brunner-
Autor(es): dc.contributorCPF:14441255722-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Marina Machado-
Autor(es): dc.contributorCPF:09129054422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706628Y6-
Autor(es): dc.creatorPorte, Daniela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773414-
Descrição: dc.descriptionL intérêt majeur de ce travail sera d analiser le livre didactique comme une source privilégiée de la recherche des desseins de l enseignement de la langue maternelle à une époque donnée. Ainsi, en comparant deux compendiums de synchronies différentes Anthologie Nationale(1895), de Fausto Barreto et Carlos de Laet et Portugais : Langages (1997), de William Roberto Cereja et Thereza Cochar Magalhães on cherche à observer comment le langage littéraire et la variation linguistique furent travaillés dans ces oeuvres, à la lumière de la théorie d Eugenio Coseriu. Pour ce faire, on examine leurs structures de composition, leurs auteurs, aussi bien que les orientations officielles de l enseignement de la langue maternelle en vigueur lors de leur publication. En plus, on cherche à présenter les changements principaux dans la façon de travailler certains aspects de la discipline de Langue Portugaise concernant le langage littéraire et la variation linguistique comme, par exemple, le procédé de correction dans la langue, l enseignement de la norme exemplaire et la présence du texte littéraire en classe. Finalement, on relève aussi quelques questions extra-linguistiques concernant les changements dans le rapport « professeur / élèves / livre didactique » qui reflètent dans la situation actuelle de l éducation brésilienne.-
Descrição: dc.descriptionO interesse maior deste trabalho é analisar o livro didático como fonte privilegiada de pesquisa dos objetivos de ensino da língua materna em uma dada época. Assim, comparando dois compêndios de sincronias diferentes, - Antologia Nacional (1895), de Fausto Barreto e Carlos de Laet e Português: Linguagens (1997), de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães procuramos avaliar, à luz da teoria de Eugenio Coseriu, de que maneira a linguagem literária e a variação linguística foram abordadas nas obras. Para tanto, examinamos suas estruturas de composição, seus autores e também as orientações oficiais de ensino de língua materna vigentes nos períodos de publicação dos livros. Ademais, buscamos apresentar as principais mudanças no modo de se trabalhar certos aspectos da disciplina de Língua Portuguesa, correlacionados à linguagem literária e à variação linguística, como por exemplo, o processo de correção na língua, o ensino da norma exemplar e a presença do texto literário na sala de aula. Por fim, destacamos também algumas questões extralinguísticas, relacionadas às mudanças na relação professores / alunos / livro didático, que se refletem na atual situação da educação brasileira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEugenio Coseriu-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLangue maternelle-
Palavras-chave: dc.subjectLivre didactique-
Palavras-chave: dc.subjectEugenio Coseriu-
Palavras-chave: dc.subjectPortugaise-
Palavras-chave: dc.subjectEnseignement-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Título: dc.titleEnsino de linguagem no livro didático: tradição e novidade-
Título: dc.titleLíngua materna; Livro didático; Eugenio Coseriu; Língua Portuguesa; Ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.