Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9953503354410892 | - |
Autor(es): dc.contributor | Longo, Orlando Celso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4477328585024072 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Marco Antônio Busetti de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1328903662330792 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Rogerio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773372 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa a gestão de auditoria interna de instituição pública. Para permitir conclusões acerca da situação problema, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo. Observou-se que os atores responsáveis pelo funcionamento da instituição não se dispõem a abandonar os seus pressupostos, baseados em puras reações emocionais, em detrimento ao necessário contato profissional, e ainda, que se torna necessário ressaltar os propósitos e os valores da organização, estimulando a realização de aprendizagens individuais e grupais. Identificou-se uma ausência de aproveitamento de retornos dados pelos processos de auditoria e pelas candidaturas ao PQGF. Percebeu-se que o fator cultural apresenta-se como barreira a ser transposta nas organizações, em particular nas públicas que, pela própria falta de concorrência, reforçam os seus guetos, com ações corporativistas dos setores, faltando-lhes comunicação, interação, sinergia e, principalmente, a preocupação conjunta do alcance dos resultados e do cumprimento da missão institucional. Propõe-se dessa forma a utilização do "diálogo" como ferramenta de gestão para a melhoria contínua, na qual serão ressaltados os propósitos e os valores da organização e também reforçada a necessidade do aprendizado, que não ocorre justamente pela falta de disseminação do conhecimento dos indivíduos e dos grupos. Acredita-se que com essa prática será minimizada a idéia de excepcionalidade de conhecimentos e ações, e será privilegiada a realidade de pertencer a algo maior, ao todo, trabalhando-se para a consecução dos resultados desse todo | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyses the internal conduct of the public institutions. To admit conclusions about the problem, bibliographic and field researches were made. It was observed the actors responsible for the institution functioning are not ready to move over their conceptions, based on emotional reactions, preventing the necessary professional contact, and that, it is necessary to bounce the purposes and values of the organization, stimulating the individual or group accomplishments. It was noticed a lack of improvement of the return given by the audit processes and PQGF candidature. It was noticed that the cultural factor is a barrier to be transposed in the organizations, specifically those public ones that, due to the lack of competition, make your ghettos reinforced, with the corporative actions of the sectors, missing communication, interaction, synergy and mostly a worry about results and institutional mission accomplishment. It is proposed the use of the dialogue as a conduct tool to a continuous improvement, in which will be outstanding the purposes and the values of the organization and also reinforced the need of the apprenticeship, that don t occur rightly by the lack of the individual and group knowledge diffusion. It is believed that with this practice the idea about knowledge and actions exceptionality will be minimized and the perception about being part of something bigger (to the whole) will then be noticed, working to the attainment of the results of this whole | - |
Descrição: dc.description | 117 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Melhoria contínua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle administrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuous improvement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audit | - |
Título: dc.title | Análise do processo de auditoria: estudo de caso da auditoria interna do INMETRO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: