Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Marcela Pimenta Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5519189341020316 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Eliane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5370174020095054 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Rejane Eleuterio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4361460267496385 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8221998630896926 | - |
Autor(es): dc.creator | Perri, Stéphanie Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773370 | - |
Descrição: dc.description | O estudo teve como objetivo principal pesquisar sobre o estigma da loucura na percepção dos enfermeiros no âmbito do Recovery e de Despatologização em Saúde Mental. Sua finalidade foi avaliar se a percepção do portador de transtorno psíquico pelo enfermeiro no âmbito do Recovery está mais associada à patologização e ao estigma ou às singularidades da pessoa em sofrimento psíquico; assim como demonstrar estratégias apontadas pelas enfermeiras para a redução do estigma da loucura no Recovery. A metodologia empregada fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, em grupo focal, realizado de forma remota devido ao presente cenário de pandemia da Covid-19, com enfermeiros generalistas que trabalham no Sistema único de saúde e que não tenham especialização em saúde mental ou experiências de trabalho. Os resultados surgiram mediante a duas perguntas realizadas no grupo focal, através de nuvens-de-palavras, emergindo 3 categorias. As categorias foram: “Características e habilidades do enfermeiro que influenciam na qualidade do cuidado e reduzem o estigma atribuído à pessoa em sofrimento psíquico; Desafios encontrados para implementação de estratégias de diminuição do estigma vivenciado pelo portador de transtorno psíquico; Estratégias para a redução do estigma nas práticas de cuidado”. O presente estudo trouxe contribuições para a enfermagem, abordando reflexões de cuidados no decorrer do tempo, baseados agora no conceito de Reforma Psiquiátrica e de Luta Antimanicomial | - |
Descrição: dc.description | The main objective of the study was to research the stigma of madness in the perception of nurses in the scope of Recovery and Depathologization in Mental Health. Its purpose was to assess whether the perception of the patient with a mental disorder by the nurse in the scope of Recovery is more associated with pathologization and stigma or with the singularities of the person in psychological distress; as well as demonstrating strategies pointed out by the nurses to reduce the stigma of madness in Recovery. The methodology used was based on a qualitative approach, in a focus group, carried out remotely due to the current Covid-19 pandemic scenario, with generalist nurses working in the Unified Health System and who do not have specialization in mental health or experience. of work. The results emerged through two questions asked in the focus group, through word clouds, emerging 3 categories. The categories were: “Nurse characteristics and skills that influence the quality of care and reduce the stigma attributed to people in psychological distress; Challenges encountered in implementing strategies to reduce the stigma experienced by patients with mental disorders; Strategies for reducing stigma in care practices”. This study brought contributions to nursing, addressing reflections on care over time, based now on the concept of Psychiatric Reform and Anti-Asylum Fight | - |
Descrição: dc.description | 47 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estigmas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermeiras e Enfermeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem em Saúde Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angústia psicológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência à saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stigmas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nurses and nurses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public health nursing | - |
Título: dc.title | O estigma da loucura na percepção das enfermeiras no âmbito do Recovery em saúde mental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: