Plataformas digitais de mobilidade e desigualdade: o caso dos serviços de aluguel de bicicletas compartilhadas na cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBienenstein, Glauco-
Autor(es): dc.contributorGarcía, Fernanda Ester Sánchez-
Autor(es): dc.contributorSousa, Daniel Mendes M. de-
Autor(es): dc.creatorLopes, Belchior Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:35:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:35:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32661-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773367-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, assistimos a um vertiginoso crescimento de serviços intermediados por tecnologias digitais, com destaque às plataformas digitais (aplicativos digitais) que se popularizaram junto aos aparelhos de smartphones. Dentre a diversa gama de aplicações estimuladas por essas tecnologias, podemos destacar os modelos de serviços por demanda, aos exemplos, dos aluguéis por temporada (“Airbnb”), as corridas de aplicativo (“Uber”, “99taxi”), ou os serviços de entrega de delivery (“ifood”, “happy”), entre outras atividades comerciais, que recorrem a ciência de dados para otimizar a operação de serviços tradicionais, desenvolvendo novas formas de coordenar esses processos produtivos. Um dos mercados em que os serviços por demanda via plataformas digitais têm crescido massivamente no Brasil, diz respeito aos serviços de mobilidade por aplicativos digitais. Esses aplicativos introduzem novos métodos de promover deslocamentos urbanos, seja de pessoas ou objetos, e são apoiados por ferramentas digitais que permitem a digitalização dos processos e a articulação de grande quantidade de dados georreferenciados, ou seja, viabilizam a criação de redes digitais com capacidade para coordenar simultaneamente, e em tempo real, informações de usuários, objetos e recursos físicos referenciados no espaço geográfico. Pesquisadores têm discutido como essas rápidas transformações podem estar alterando os padrões de convívio social e a dinâmica distributiva da geografia urbana, o que se torna um desafio para o poder público mediar conflitos em processos com rápidas transformações e ainda sem normatizações específicas. Considerando que a mobilidade é um recurso essencial para o funcionamento das cidades e para o acesso as oportunidades urbanas, discutiremos a questão dos serviços de mobilidade por plataformas digitais relacionando-o com aspectos importantes da gestão da cidade e sobre o papel da mobilidade urbana enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento social em cidades brasileiras. Para tanto, vamos nos aprofundar como estudo de caso no exemplo do sistema de bicicletas compartilhadas da cidade do Rio de Janeiro, onde esses serviços já estão popularizados, em um contexto urbano marcado por complexos conflitos de ordem socioterritoriais, o que pode nos dar margem para trazer ao debate da mobilidade e da desigualdade, em um cenário de cidades cada vez mais hibridas e midiáticas-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, we have seen a dizzying growth in services mediated by digital technologies, with emphasis on digital platforms (digital applications) that have become popular with smartphone devices. Among the diverse range of applications stimulated by these technologies, we can highlight on-demand service models, such as seasonal rentals (“Airbnb”), app rides (“Uber”, “99taxi”), or services delivery (“ifood”, “happy”), among other commercial activities, which use data science to optimize the operation of traditional services, developing new ways of coordinating these production processes. One of the markets in which on-demand services via digital platforms have grown massively in Brazil concerns mobility services via digital applications. These applications introduce new methods of promoting urban movement, whether of people or objects, and are supported by digital tools that allow the digitization of processes and the articulation of a large amount of georeferenced data, that is, they enable the creation of digital networks with the capacity to simultaneously coordinate, and in real time, information about users, objects and physical resources referenced in geographic space. Researchers have discussed how these rapid transformations may be altering the patterns of social coexistence and the distributional dynamics of urban geography, which becomes a challenge for public authorities to mediate conflicts in processes with rapid transformations and still without specific regulations. Considering that mobility is an essential resource for the functioning of cities and for access to urban opportunities, we will discuss the issue of mobility services through digital platforms, relating it to important aspects of city management and the role of urban mobility as a tool essential for social development in Brazilian cities. To this end, as a case study, we will delve deeper into the example of the shared bicycle system in the city of Rio de Janeiro, where these services are already popular, in an urban context marked by complex socio-territorial conflicts, which can give us room to bring to the debate on mobility and inequality, in a scenario of increasingly hybrid and media-driven cities-
Descrição: dc.description109 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos digitais-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade socioterritorial-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito da inovação tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade social-
Palavras-chave: dc.subjectDigital applications-
Palavras-chave: dc.subjectMobility-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-territorial inequality-
Título: dc.titlePlataformas digitais de mobilidade e desigualdade: o caso dos serviços de aluguel de bicicletas compartilhadas na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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