Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues e Silva, Isabelle Ferraz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:35:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:35:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773360 | - |
Descrição: dc.description | A paisagem das salinas rodeando as belas praias lagunares sempre foi um dos cartões postais da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Grandiosas extensões esbranquiçadas de sal e os numerosos moinhos de vento enfeitavam a orla da Lagoa de Araruama até o final dos anos 1990. O início dos anos 2000 marca o acentuado declínio da atividade salineira na região, e a paisagem que outrora caracterizava a cultura de um lugar, sofre uma grande transformação urbana, “apagam-se” as salinas e constroem casas de veraneio e luxuosos condomínios para abrigarem uma população que não a de origem. A percepção dessas transformações do lugar em que nasceu, levaram a autora deste trabalho monográfico a questionar o que acontecerá com a cultura salineira nos próximos anos? O que acontecerá com os salineiros que dedicaram suas vidas a este árduo trabalho? Essas e outras inquietações, e as reflexões daí advindas, culminaram no objetivo de pensar caminhos para trabalhar o ensino de química de forma a contribuir para a preservação da história e valorização da cultura salineira. Como resultado, foi desenvolvida uma estratégia didático-pedagógica, no formato de Oficina Interativa, apoiada problematização freiriana, para a disponibilização de conhecimentos acerca das ligações iônicas e métodos de separação de misturas problematizados pelo processo de produção salineira artesanal da Região dos Lagos, fundamentados na perspectiva de uma Educação Intercultural em prol da garantia dos Direitos Humanos. A Oficina Interativa desenvolvida, “O Sal da terra e a terra do Sal – Araruama e a cultura salineira”, através de uma ação pedagógica dialógica e colaborativa, busca incentivar, a partir da compreensão do significado químico da palavra sal, o reconhecimento e a valorização dos seus significados sociais e culturais no contexto da região que circunda a Lagoa de Araruama, de modo a estimular a indignação contra as condições de trabalho dos salineiros e, principalmente, a indignação ao desaparecimento dessa atividade que confere identidade à uma população local. | - |
Descrição: dc.description | The landscape of salt flats surrounding the beautiful lagoon beaches has always been one of the postcards of the Lakes Region of Rio de Janeiro. Grandiose white expanses of salt and numerous windmills adorned the edge of Lagoa de Araruama until the end of the 1990s. The beginning of the 2000s marks the sharp decline in salt mining activity in the region, and the landscape that once characterized the culture of a place, undergoes a major urban transformation, the salt flats are “erased” and summer houses and luxurious condominiums are built to house a population other than its original population. The perception of these transformations in the place where she was born led the author of this monographic work to question what will happen to the salt culture in the coming years? What will happen to the salt workers who dedicated their lives to this arduous work? These and other concerns, and the resulting reflections, culminated in the objective of thinking about ways to work on chemistry teaching in a way that contributes to the preservation of the history and appreciation of salt culture. As a result, a didactic-pedagogical strategy was developed, in the format of an Oficina Interativa, supported by Freirean problematization, to provide knowledge about ionic bonds and methods of separating mixtures problematized by the artisanal salt production process in the Lakes Region, based on perspective of an Intercultural Education in favor of guaranteeing Human Rights. The Oficina Interativa developed, “O Sal da terra e a terra do Sal – Araruama e a cultura salineira”, through a dialogical and collaborative pedagogical action, seeks to encourage, based on the understanding of the chemical meaning of the word salt, recognition and valorization of its social and cultural meanings in the context of the region surrounding Lagoa de Araruama, in order to stimulate indignation against the working conditions of salt workers and, mainly, indignation at the disappearance of this activity that gives identity to a local population. | - |
Descrição: dc.description | 116 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lagoa de Araruama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ligações iônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lagoa hipersalina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ionização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Região dos Lagos (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | Araruama lagoon | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ionic bonds | - |
Título: dc.title | Valorização da cultura local através de oficina interativa de química: um percurso pela produção salineira na região dos lagos-rj | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: