Mario Baldi: fotografias e narrativas da alteridade na primeira metade do século XX

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorKnauss, Paulo-
Autor(es): dc.contributorGuran, Milton-
Autor(es): dc.contributorTurazzi, Maria Inez-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helouise-
Autor(es): dc.creatorLopes, Marcos Felipe de Brum-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14694-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773317-
Descrição: dc.descriptionEsta Tese de Doutorado em História Social tem como objeto de estudo a obra do fotógrafo Mario baldi, austríaco radicado no Brasil a partir de 1921. A trajetória profissional de Baldi foi marcada pela fotografia etnográfica e jornalística, com ênfase nos povos indígenas brasileiros. O objetivo do estudo é abordar as representações da alteridade cultural presentes na produção do fotógarfo, desde sua imigração até os anos 1950. A pesquisa apresenta também o círculo de sociabilidades do fotógrafo e o circuito das suas imagens, com o objetivo de delinar suas práticas fotográficas e como elas compuseram a experiência fotográfica brasileira na primeira metade do século XX-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral thesis has the work of the photographer Mario Baldi as its object of study. Baldi, an Austrian who immigrated to Brazil in 1921, dedicated his career as a photographer to ethnography and journalism, especially among Brazilian indigenous peoples. The aim of this study is to address the representations of cultural otherness in the photographer’s work, since his immigration until the 1950s. The research stresses as well the social relations of Baldi and the circuits of his images, so that one can grasp the Brazilian photographic experience in the twentieth century through his photographic practices-
Descrição: dc.description327 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação Geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Palavras-chave: dc.subjectPhotojournalism-
Palavras-chave: dc.subjectCultural Otherness-
Palavras-chave: dc.subjectGeographical Imagination-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectFotojornalismo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectBaldi, Mario, 1896-1957-
Título: dc.titleMario Baldi: fotografias e narrativas da alteridade na primeira metade do século XX-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.