Protagonismo docente na educação infantil: a aposta na multi-idade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Daniela de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorBorba, Angela Meyer-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9815582290853414-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092-
Autor(es): dc.creatorMata, Adriana Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773314-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: f. 120-125-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, apresentada ao Campo de Confluência Linguagem, Subjetividade e Cultura, traz como objetivos principais compreender o papel das professoras como protagonistas e autoras de práticas inovadoras no contexto escolar, e discutir em que medida tais propostas podem se configurar como possibilidades de organização e planejamento na/da educação infantil. Seguindo os princípios da pesquisa qualitativa, com viés etnográfico, e a perspectiva discursivo-dialógica, o estudo recupera a história da Proposta da Multi-idade – agrupamento de crianças de três, quatro e cinco anos na mesma turma – implementada na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa (Umeirac), em Niterói (RJ), de 2006 a 2009. A análise foi realizada a partir das falas das professoras nas reuniões de avaliação sistematizada da experiência. As palavras que surgiram nas avaliações das educadoras serviram como balizas para a formulação dos seguintes eixos: 1) processos de desenvolvimento-aprendizagem, 2) procedimentos ou modos de fazer docente, 3) currículo. A investigação indica que a Proposta da Multi-idade mexeu com as dinâmicas da instituição bem como contribuiu para a redefinição pelas professoras: a) das concepções de criança, infância e escola; b) dos objetivos da educação infantil pública; c) da importância do estudo e planejamento coletivos; e d) das relações entre as crianças, crianças e professoras, entre as professoras. O estudo revela também que processo de formação docente na Umeirac tem favorecido as interações dialógicas entre as educadoras, fornecido elementos para uma prática mais crítica e reflexiva, aumentado a responsabilidade das professoras na realização do trabalho autoral, do protagonismo pedagógico-
Descrição: dc.descriptionThe core objectives of the following research, which has been previously presented to the Language, Subjectivity and Culture Confluence Studies, are to understand the role of female teachers as protagonists and authors of innovative practices in schools, and also to discuss to what extent these proposals could be effective to help on organizing and planning early childhood education. Supported by qualitative researching principles, using an ethnographic approach and following a discursive and dialogic approach, this study attempts to make a critical inventory of the history of Multi-Age Proposal held at Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa (Umeirac), Niterói-RJ(Brazil), from 2006 to 2009. In a very few words, the proposed Multi-Age Aggroupment consists in gathering children aged three, four and five years in the same classroom. The analysis has been developed considering teachers´ testimonials during recurrent meetings arranged to evaluate the proposed model which led to the following areas of study: 1) development-learning processes, 2) procedures or manners to forming teachers, 3) Curriculum. The research shows that the Multi-Age proposal has changed significantly the dynamics of the institution and has also contributed to renew some concepts such as: a) the conceiving of children, childhood and school, b) the goals of public early childhood education, c) the relevance of collectively studying and planning, d) the relationships between children, teachers and children, and among teachers. The study also reveals that the process of Umeirac's teachers professional development has favored the dialogic interactions between teachers; has provided evidences for a more critical and reflective practice; and had also increased teachers accountability in performing their role as pedagogic protagonists-
Descrição: dc.description125 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo docente-
Palavras-chave: dc.subjectMulti-idade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogic protagonists-
Palavras-chave: dc.subjectMulti-age aggroupment proposal-
Título: dc.titleProtagonismo docente na educação infantil: a aposta na multi-idade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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