Aplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Silvânia Alves de-
Autor(es): dc.contributorTort, Alexandre Carlos-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBarroso, Fábio Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773313-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta um produto educacional que visa à aplicação do método gráfico das coordenadas criado pelo professor de física Pierre Henri Lucie em uma aula sobre lentes delgadas esféricas de ensino médio, em alternativa ao método geométrico usado na obtenção da equação dos pontos conjugados. A aula está fundamentada nas teorias da aprendizagem significativa e no uso das tecnologias de informação e comunicação com o intuito de introduzir o tópico de forma mais dinâmica. Através da aplicação de um roteiro para o estudante, revisamos o conteúdo de formação de imagens em uma lente convergente utilizando o banco óptico virtual do aplicativo PhET para conectar o novo conteúdo com elementos já conhecidos pelos estudantes, ou seja, os chamados subsunsores. Na etapa seguinte, os alunos usam o software gratuito GeoGebra ou o papel milimetrado juntamente com os pontos obtidos no PhET e, desta forma, constroem a relação que leva a equação dos pontos conjugados de Gauss através do método gráfico das coordenadas. Como uma etapa complementar, um questionário é utilizado para que o aluno possa demonstrar se o conteúdo foi assimilado através desta atividade. Além disso, o relato das atividades realizadas e o depoimento de um professor mostraram o entusiasmo dos alunos assim como o interesse em utilizar as ferramentas disponibilizadas para concluir o trabalho proposto. Portanto, é possível concluir que o trabalho descrito nesta dissertação não só auxiliou na introdução do tópico, mas também levou a uma melhoria na inserção do na inserção do assunto em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents an educational product that aims to apply the graphical method of coordinates created by professor of physics Pierre Henri Lucie in a high school class upon spherical thin lenses as an alternative to the geometrical method used to obtain the equation of conjugate points. The class is based on the theories of meaningful learning and the use of information and communication technologies in order to introduce the topic in a dynamic way. By applying a class script for the student, we reviewed the content of image formation for a converging lens by using the virtual optical bench of the PhET application to connect the new content with elements already known by the students, i.e., the so-called subsunsores. At the next stage, the students use the free software, known as GeoGebra, or the graph paper with the points obtained in the PhET in order to get a relation that leads to the equation of conjugate points of Gauss by applying the graphical method of coordinates. As a complementary step, a questionnaire is used to confirm that the content was assimilated by the students through this activity. Furthermore, activity’s report and the testimony of a teacher showed the students' enthusiasm as well as the interest in using the tools available to complete the proposed assignment. Therefore, it is possible to conclude that the work described in this thesis not only improved the introduction of the topic, but also led to an improvement of the subject insertion in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo gráfico das coordenadas-
Palavras-chave: dc.subjectEquação dos pontos conjugados-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo gráfico das coordenadas-
Palavras-chave: dc.subjectEquação dos pontos conjugados-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic method of coordinates-
Palavras-chave: dc.subjectEquation of conjugated points-
Título: dc.titleAplicação do método gráfico das coordenadas de Pierre Lucie em uma aula de ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.