PERSPECTIVAS E DILEMAS SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS NO SISTEMA CARCERÁRIO DO RIO DE JANEIRO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaptista, Bárbara Gomes Lupetti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6684240224402695-
Autor(es): dc.contributorLopes Filho, Ozéas Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0508324195650992-
Autor(es): dc.contributorMarques, Giselle Picorelli Yacoub-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7221346814532369-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Breno Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25334-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773310-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata do acesso à educação no sistema prisional. A pesquisa tem por objetivo expor as inúmeras percepções dos operadores do direito acerca da realidade do acesso à educação dentro do sistema carcerário do Rio de Janeiro e sua possibilidade de se colocar como um instrumento à ressocialização dos internos. Para tanto, em um primeiro momento, foram traçadas considerações acerca da prisão como um instrumento de controle das massas indesejadas, realidade ofuscada pelo discurso de punição e reabilitação do delinquente, e da proteção da sociedade do indivíduo criminoso. Foi realizado um diálogo com o papel da educação, instrumento que se coloca como promotor da autonomia e emancipação do homem, ao mesmo tempo em que figura como instrumento de modulação dos seus comportamentos e sentimentos aos padrões sociais que dele são esperados. Na sequência, foram delineadas as normas que pretendem garantir o acesso ao ensino escolar às pessoas privadas de liberdade, tanto em âmbito nacional como restrito ao estado do Rio de Janeiro. Após essas considerações, passou-se a abordar as perspectivas dos internos e dos operadores do sistema carcerário do estado, através de análises bibliográficas de outras pesquisas sobre o tema, bem como através de entrevistas feitas por mim, com atores ligados a esses espaços de cumprimento de pena, todos vinculados à Defensoria Pública do estado, em que pese o presente trabalho não se limitar à tal instituição. Conclui-se que são diversas as percepções sobre a relação entre a educação escolar e cárcere, as quais ora convergem, ora divergem, mas que, em sua maioria, apontam no sentido de que o ensino escolar durante o cumprimento de pena influencia na ressocialização do interno, mas que é necessário promover uma melhora na sua estruturação física, material e pedagógica.-
Descrição: dc.descriptionThe present work deals with access to education in the prison system. The research aims to expose the numerous perceptions of legal operators about the reality of access to education within the prison system of Rio de Janeiro and its possibility of placing itself as an instrument for the resocialization of inmates. In order to do so, at first, considerations were drawn about the prison as an instrument of control of the unwanted masses, a reality overshadowed by the discourse of punishment and rehabilitation of the delinquent, and the protection of society from the criminal individual. A dialogue was carried out with the role of education, an instrument that stands as a promoter of human autonomy and emancipation, at the same time that it appears as an instrument for modulating their behaviors and feelings to the social standards that are expected of them. Subsequently, the rules that aim to guarantee access to school education for people deprived of their liberty were outlined, both nationally and restricted to the state of Rio de Janeiro. After these considerations, the perspectives of the inmates and operators of the state prison system were approached, through bibliographic analyzes of other research on the subject, as well as through interviews made by me, with actors linked to these spaces of compliance. of penalty, all linked to the Public Defender's Office of the state, in spite of the fact that the present work is not limited to that institution. It is concluded that there are different perceptions about the relationship between school education and prison, which sometimes converge, sometimes diverge, but which, for the most part, point to the fact that school education during the sentence influences the resocialization of the prisoner. internal, but that it is necessary to promote an improvement in its physical, material and pedagogical structure.-
Descrição: dc.description100-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSistema prisional-
Palavras-chave: dc.subjectRessocialização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSistema penitenciário-
Palavras-chave: dc.subjectRessocialização-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPrison system-
Palavras-chave: dc.subjectResocialization-
Título: dc.titlePERSPECTIVAS E DILEMAS SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA RESSOCIALIZAÇÃO DE PRESOS NO SISTEMA CARCERÁRIO DO RIO DE JANEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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