IDENTIDADE DA MARCA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: O CASO CEFET/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Marlene Jesus Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:67518594522-
Autor(es): dc.creatorDevonish, Isabela Menezes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773305-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to identify the features and characteristics of identity and brand management in educational public institutions, by utilizing two complementary aspects: theoretical and empirical. The research focused mainly on infer brand identity, how strategists intend it to be perceived, which is a basic concept for the relationship of any brand with its customers/users. The theoretical phase combines, in an exploratory study, theory connecting the brands and their management with public administration, considering the particularities of the area of education, compounded with concepts of strategy. The second phase uses a case study of a brasilian educational public institution, through observation and structured interviews with managers and professionals, constituting a convenience sampling. The responses to the interviews were treated with techniques of content analysis, indicating needs like review of market concepts in order to apply to the public sector and the area of education, since it s not observed reflection on the brand identity and conscious actions for their management. Also, research showed problems with the motivation, identification with the institution and their own perceived value by the public server himself, some of the main findings of the research.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo identificar aspectos e características da identidade e da gestão de marcas em instituições públicas de ensino, sendo utilizadas para tal duas vertentes complementares: teórica e empírica. A pesquisa se concentrou principalmente em depreender a identidade da marca, ou como os estrategistas pretendem que a mesma seja percebida, definição básica para o relacionamento de qualquer marca com seus clientes/usuários. A fase teórica reúne, em um estudo exploratório, a teoria relacionando as marcas e sua gestão à gestão pública, considerando as particularidades da área de educação, conjugada a conceitos de estratégia. A segunda fase utiliza o estudo de caso de uma instituição pública de ensino brasileira, por meio da observação e de entrevistas estruturadas com gestores e profissionais, constituindo-se em amostragem por conveniência. As respostas às entrevistas foram tratadas com técnicas de análise de conteúdo, apontando necessidades como a de adaptação dos conceitos de mercado para aplicação ao setor público e à área de educação, já que não são constatadas reflexão acerca da identidade da marca e ações conscientes para sua gestão. Além disso, a pesquisa evidenciou problemas na motivação, identificação com a instituição e percepção de seu próprio valor por parte do servidor público, algumas das principais revelações da pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da Marca-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectImagem.-
Palavras-chave: dc.subjectBrand Management-
Palavras-chave: dc.subjectBranding-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Management-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectImage.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleIDENTIDADE DA MARCA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: O CASO CEFET/RJ-
Título: dc.titleBRAND IDENTITY IN EDUCATIONAL PUBLIC INSTITUTIONS: THE CASE CEFET/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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