Políticas públicas de atendimento à infância : a resistência das creches conveniadas na perspectiva do município de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAugusto, Claudio de Farias-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Carlos Sávio Gomes-
Autor(es): dc.contributorFalcão, Luís Alves-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Isabela Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773288-
Descrição: dc.descriptionA assistência à infância vem vivendo transformações na sua concepção ao longo do tempo. O advento da Constituição Federal de 1988 marcou formalmente a sua nova concepção, agora relacionada à dimensão educacional. Porém, a forma com que tradicionalmente se prestava assistência às crianças das camadas populares estava associada à assistência social, por meio das Creches Comunitárias que formalmente pertencem à rede privada de ensino. Os desafios impostos às Creches Comunitárias na incorporação ao sistema educacional serão analisados na perspectiva do município de Niterói. Em um contexto político cuja diretriz é a de ampliação do acesso à educação infantil, o município trabalha por meio da ampliação das Unidades Municipais de Educação (UMEI). O que pode ser analisado em contraste com o processo de desmonte vivido pelas creches comunitárias. As dificuldades encontradas pelas Creches Comunitárias no seu reconhecimento como instituições educacionais puderam ser examinadas a partir dos significados com que esse tipo de atendimento foi compreendido ao longo de sua trajetória histórica, na qual sua associação a um atendimento inferior repercute ainda nos dias atuais-
Descrição: dc.descriptionChild care has undergone transformations in its conception over time. The advent of the 1988 Federal Constitution formally marked its new conception, now related to the educational dimension. However, the traditional way of assisting children in the grassroots was associated with social assistance through Community Daycare Centers that formally belong to the private school system. The challenges imposed to Community Daycare Centers in the incorporation into the educational system will be analyzed from the perspective of the municipality of Niterói. In a political context whose goal is to increase access to early childhood education, the municipality works through the expansion of the Municipal Education Units (UMEIs). This can be analyzed in contrast to the dismantling process experienced by Community Daycare Centers. The difficulties found by Community Daycare Centers in their recognition as educational institutions could be examined from the meanings with which this type of care was understood along its historical trajectory, where its association with lower care has repercussions even nowadays-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCreches comunitárias-
Palavras-chave: dc.subjectUMEI-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência social-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity day care-
Palavras-chave: dc.subjectUMEI-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial assistance-
Título: dc.titlePolíticas públicas de atendimento à infância : a resistência das creches conveniadas na perspectiva do município de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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