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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lima, Alexandre Carneiro Cerqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Sônia Regina Rebel de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Claudia Beltrão da | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Márcio Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28666 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773276 | - |
Descrição: dc.description | Buscamos comprovar nessa Dissertação que o culto das bacantes na Atenas do Vº século a.C. passava por um controle estrito por parte do regime democrático. As cenas na cerâmica ática de figuras negras e vermelhas e a representação das bacantes e do culto dionisíaco na tragédia As Bacantes de Eurípides nos permitem observar uma opção de controle social da manía, com a transferência do comportamento e das transformações corporais que de algum modo poderiam ser considerados ameaçadores para o bom equilíbrio da pólis para o espaço da margem, um espaço de transgressão autorizada. Deste modo, os aspectos mais transgressores dos ritos das backaí se tornam uma ferramenta de reafirmação da ordem. | - |
Descrição: dc.description | We seek to prove with this Dissertation that the cult of the Bacchae in the Athens of the Vº century B.C. passed for a strict control on the part of the democratic regime. The scenes on Attic pottery of red and black figures and the representation of the Bacchae and the Dionysiac cult in the tragedy The Bacchae of Euripides allows us to observe an option of social control of the manía, with the transference of behavioral and corporal transformations that in some way could be considered threatening for the good balance of the pólis to the space of the margin, a space of authorized transgression. In this way, the most transgressive aspects of the rites of the backaí become a tool for the reaffirmation of the order. | - |
Descrição: dc.description | 130 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro grego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dionisio (Divindade Grega) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eurípides, 480-406 A.C. | - |
Título: dc.title | Representações do corpo das Backaí no teatro e na imagética (Atenas Vº século a.C.) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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