Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Adriana Barin de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Fernando Ferreira Pinto de-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Erilza Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773273-
Descrição: dc.descriptionAcompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizado-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionFollowing the teachers‟ movements of a municipal education network in relation to teaching children considered with learning difficulties, I present the map outlined in this cartography. A cartography of the school field developed through teaching narratives that tell of the tensions and the attempts that they make in the teaching process. Understanding that the categorization of the other in diagnostics and spectra causes the decrease in the possibilities of existence and that labels interfere in the way how the relationships are established, we discuss about the singularity and the patterns that mark, reduce and subjectivate a being, in this case, a child. We came to the meeting of the study on the learning medicalization, highlighting issues that pass through psychology in the encounter of teaching with health. As an escape line to the medicalising subjectivation in schools, we drew perception forms and creation of other possible ones through the exercise of teaching as a near presence. A teaching posture towards the student that increases the possibility of teaching and learning when noticing the other without interpreting it from standardized references, but understanding its singularity to, from there, create circumstances for learning-
Descrição: dc.description118 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectPresença próxima-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLearning medicalization-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectNear presence-
Palavras-chave: dc.subjectCartography-
Título: dc.titleCartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.