O (não) lugar da EJA nos partidos: a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores nos documentos dos partidos políticos brasileiros (2003-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorAlvarenga, Marcia Soares de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Francisco Gilson Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMata, Lohana Antunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24135-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773271-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação teve como objetivo analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) contidas nos documentos dos partidos políticos brasileiros, no período de 2003 a 2018. A pesquisa apresentou como principais questões: Quais as concepções de EJA (incluindo a “desresponsabilização como política pública educacional”) expressas pelos partidos? As concepções de EJA nesses partidos estão em consonância com as concepções de formação humana e de sociedade por eles defendidas? Qual projeto de ser humano e sociedade defendem? Sendo assim, esta pesquisa partiu da hipótese de que a EJA é negligenciada pelos partidos políticos, uma vez que eles não apresentam de forma explícita em seus documentos a real importância da modalidade, ignorando-a enquanto Educação Básica em Nível Fundamental e Médio. Já a perspectiva epistemológica que orienta o desenvolvimento deste trabalho é o materialismo histórico-dialético, por possibilitar a apreensão da totalidade que compõe o objeto e a análise das suas diferentes formas de desenvolvimento. Do ponto de vista metodológico, o corpus empírico da pesquisa foi construído a partir do levantamento dos documentos dos 33 partidos brasileiros em seus sites oficiais, com registro atual no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e da análise das fontes documentais. Dessa forma, buscou-se localizar em cada um dos partidos as concepções contidas em seus documentos para, assim, identificar o (não) lugar da EJA. Os resultados da pesquisa indicaram que poucos partidos apresentam uma proposta de política para a EJA, sendo possível constatar as contradições existentes na práxis das políticas educacionais com as leis que as estabeleceram. Logo, o (não) lugar da EJA não se resume apenas à não citação explícita de sua nomenclatura nos documentos, mas ao descaso e ao desinteresse dos partidos em criar políticas públicas que atendam às especificidades da modalidade. Assim, as considerações finais destacam como a falta da EJA em todos os partidos não é mera coincidência, mas retrato de uma política abastada de representatividade e autonomia que foi afetada pelos interesses do sistema econômico neoliberal. Portanto, para realizar esta pesquisa, foram utilizadas algumas categorias de análise, como partido político em Gramsci (2017), ideologia, hegemonia e Estado ampliado, que ajudaram no entendimento da complexidade do objeto. Para isso, além dos estudos gramscianos, tiveram ênfase a obra clássica de Marx (2004) e autores contemporâneos como Rummert (2007a), Gracindo (1994), Coutinho, C. N. (2010), Fernandes (1976), Ventura (2011), entre outros.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aimed to assess the conceptions of Youth and Adult Education (YAE) contained in the documents of Brazilian political parties, from 2003 to 2018. The research presented as main questions: What are the YAE conceptions (including the “liability disclaim as educational public policy”) expressed by the parties? Are this YAE’s parties conceptions in accord with the human formation and societies conceptions defended by them? Which human being and society project do they defend? Therefore, this assessment arised from the hypothesis that YAE is neglected by political parties, since they do not explicitly present in their documents the real importance of the modality, ignoring it as Basic Education at Elementary, Middle and High School levels. Also, the epistemological perspective that guides this research development is the historical-dialectical materialism, for enabling the totality apprehension that composes the object and the analysis of its different development forms. From a methodological point of view, the research empirical corpus was built from the survey of the 33 Brazilian parties’ documents on their official websites, currently registered at the Regional Electoral Court (REC), and from the documental sources’ analysis. Therefore, the aim was to locate in each of the parties the concepts contained in their documents to, thus, identify the YAE (non) place. The research results indicated that few parties present a policy proposal for YAE, being possible to verify the existing contradictions in the educational policies’ praxis with the laws that established them. Then, the YAE (non) place is not just about its non explicit nomenclature citation in documents, but to the parties’ neglect and disinterest in creating public policies that meet the modality specifics. Thus, the final considerations highlight how the lack of YAE in all parties is not a pure chance, but a portrait of a wealthy policy of representativeness and autonomy that was affected by the interests of neoliberal economic system. Therefore, to perform this research, some analysis categories were used, such as political party in Gramsci (2017), ideology, hegemony and expanded State, that helped in understanding the object complexity. To this end, in addition to gramscian studies, Marx’s classic work (2004) and contemporary authors such as Rummert (2007a), Gracindo (1994), Coutinho, C. N. (2010), Fernandes (1976), Ventura (2011), among others, were emphasized.-
Descrição: dc.description170f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPartidos Políticos-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPartido político-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical Parties-
Palavras-chave: dc.subjectHegemony-
Título: dc.titleO (não) lugar da EJA nos partidos: a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores nos documentos dos partidos políticos brasileiros (2003-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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