Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bevilacqua, Gabriel Moore Forell | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Lindalva Rosinete Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Clarissa Moreira dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Rosemary de Moraes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773218 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como temática os currículos do curso de graduação em Arquivologia nas universidades públicas brasileiras. Identifica os principais fatores que contribuíram para a evolução da área como disciplina autônoma no sistema acadêmico, enfatizando a importância das Universidades como instrumentos primordiais para disseminar os princípios teórico-metodológicos que norteiam a arquivística. Relata a problemática que envolve os arquivos em meio ao desenvolvimento administrativo nas organizações atreladas às grandes demandas documentais e a necessidade de profissionais habilitados para a função. Traça um panorama sobre o reconhecimento da profissão até sua institucionalização em nível de ensino superior. Apresenta a primeira formação curricular para o curso de graduação no país e as primeiras universidades públicas que implantaram o curso. Elenca as demais instituições de ensino superior que agregaram o campo arquivístico em suas unidades e apresenta os currículos que foram estruturados por elas. Analisa, em particular, o currículo apresentado por cada uma delas, contextualizando-os com as leis e diretrizes que envolvem o sistema de educação nacional e compara os conteúdos que o compõem. Reflete sobre a questão curricular em meio aos desafios da contemporaneidade e as propostas de harmonização entre as áreas afins | - |
Descrição: dc.description | The subjects of the current paper are the curriculums of undergraduate courses and bachelor degrees in Archivology in Brazilian public universities. It identifies the main factors that contributed to the evolution of the area as an autonomous discipline in the academic system, emphasizing the importance of Universities as primordial instruments to disseminate the theoretical and methodological principles that guide the archival. It gives an account of the problems involving archives amidst the administrative development in organizations connected to the great documental demands and the necessity of professionals able to perform these functions. It makes an overview of the recognition of the profession until its institutionalization in higher education. It presents the first curricular formation to the undergraduate course in the country and the first public universities that implemented the course. It lists the other higher education institutions that aggregated the archival field in their units and presents the curriculums they structured. It analyses particularly the curriculum presented by each one of them, contextualizing them according to the laws and directives that involve the national education system and compares their contents. It reflects about the curricular matter amidst the challenges of contemporaneity and the proposals of harmonization between similar areas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de graduação em Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades públicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archivology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archivology of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate course in archivology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian public universities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculums | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular directives. | - |
Título: dc.title | Uma reflexão sobre a estrutura curricular do curso de graduação em arquivologia das universidades públicas brasileiras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: