O que dizem os alunos sobre o Ginásio experimental Olímpico (uma escola de tempo integral vocacionada para o esporte)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorMolina Neto, Vicente-
Autor(es): dc.contributorMourão, Ludimila-
Autor(es): dc.creatorCarmo, Fabricio Xavier do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23763-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773215-
Descrição: dc.descriptionO Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Félix Mielli Venerando (escola de tempo integral vocacionada para o esporte), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, situada no bairro do Caju tem como missão contribuir com a formação do aluno-atleta-cidadão, através da integração entre as práticas esportivas e o ensino, possibilitando ao discente, potencializar o seu desenvolvimento esportivo e acadêmico, em uma escola de excelência. O Ministério da Educação (MEC), através do Plano Nacional de Educação (PNE), implementou metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, dentre elas, a meta de número 6, previa a ampliação da jornada escolar para toda a educação básica, diante disso, as escolas de diversos municípios e estados iniciaram esse processo. Justificando a perspectiva da meta do PNE e com advento dos Jogos Olímpicos de 2016 implementou-se, na cidade do Rio de Janeiro, os GEO ́s. Desde o início da organização do GEO discute-se se uma escola vocacionada para o esporte e criada em meio a uma política específica dos Jogos Olímpicos estaria buscando uma educação de qualidade, em uma perspectiva de desenvolvimento integral ou se seria apenas a ampliação da jornada escolar e/ou uma fábrica na descoberta de talentos esportivos? Nesse contexto apresentamos como pergunta para o estudo o interesse em: o que os estudantes do GEO, uma escola de tempo integral vocacionada para o esporte, têm a dizer sobre a importância desse modelo de escola para o seu desenvolvimento? Organizada a pergunta e como guia para orientar o estudo definimos como objetivo: Compreender como os estudantes percebem o GEO no seu processo formativo. Seguindo essa perspectiva, procuramos compreender as múltiplas possibilidades e contribuições do esporte e da educação para formação integral dos estudantes desde suas perspectivas. No levantamento realizado dos estudos sobre o GEO, encontramos que estas se centraram na especificidade do ensino do esporte no ambiente escolar. Entretanto, sentimos ausência dessa compreensão a parir do ponto vista dos estudantes, que também, buscam por uma educação pública de excelência. Diante disso, realizamos um estudo de caso do Ginásio Experimental Olímpico, situado no bairro do Caju, lançando mão de uma pesquisa de perspectiva qualitativa. Inicialmente elaboramos questionários que foram aplicados em todas as turmas de 9o ano para identificar os estudantes que ingressaram na escola no 6o ano, e passaram por todo segundo ciclo do ensino fundamental na referida escola. Esse conhecimento prévio se desdobrou em roteiro de entrevistas, aplicado aos estudantes do 9o ano (formandos). A análise das entrevistas coletivas permitiu encontrar três categorias: qualidade na educação, relação com as práticas esportivas e professores marcantes. Na categoria ensino de qualidade encontramos, mesmo que os estudantes não tenham expressado de forma objetiva, o receio de não encontrarem uma escola de qualidade no ensino médio no bairro. Os jovens reconhecerem a necessidade da educação como forma de ascensão social é, talvez, a única possibilidade para sair da comunidade. Conseguimos vislumbrar um pouco da potência, de uma escola pública de qualidade, vocacionada para o esporte, auxiliando na aquisição de uma cultura esportiva/escolar de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. Na categoria: relação com as práticas esportivas constatamos que os estudantes conseguem diferenciar os espaços das aulas de Educação Física Curricular das aulas de treinamento. Não encontramos nenhuma, aparente, hieraquização caracterizada nas falas dos estudantes a desqualificação de nenhuma das disciplinas Educação Física e treinamento. Entendemos que o esporte tratado pedagogicamente no seio da escola, facilitou o debate e compreensão dos estudantes, o que normalmente não acontece nas escolas da rede, tendo em vista o tempo reduzido de aulas destinadas e Educação Física e a organização do projeto pedagógico. A categoria professores marcantes se apresenta como aquele que rompeu com o distanciamento entre professor e alunos e se dispôs a ultrapassar os limites da aparência e da mera transmissão do saber que professa. Alguém que se arriscou, a olhar mais de perto e a dialogar com o outro a ser importar com o outro. Podemos concluir, dentre outros aspectos, que o termo, vocacionada, em questão se refere a uma inclinação, propensão, gosto pelo esporte, mas isso não significa que a escola seja uma instituição responsável pela formação de atletas, e aqueles que não tenham o potencial necessário de chegar a esse nível, serão postos em segundo plano. Se observarmos os relatos, veremos que muitos estudantes não desejam seguir profissionalmente no esporte, ainda que grande parte desses estudantes relatem prazer na prática esportiva e as experiências exitosas no campo esportivo durante todo o período que se mantiveram na escola. Diante desse contexto podemos entender que tais experiências esportivas não foram suficientes para convencer os estudantes de tentarem se tornar atletas profissionais. Constatamos que a maioria descreve sobre como a escola foi importante nas diversas aprendizagens significativas que levarão por toda a vida.-
Descrição: dc.descriptionThe Olympic Experimental Gymnasium (GEO) Félix Mielli Venerando (full time school dedicated to sport), from Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, located at Caju has as mission to contribute with the student-athlete-citizen training, through the integration between sport practice and teaching, allowing to the student, enhance their sportive and academic development at one excellence school. The Ministry of Education (MEC) through the National Education Plan (PNE), initiate goals and strategies for educational policy at the period of 2014 to 2024,among them,the goal of number 6, that anticipate the school journey extension to all basic education, in front of that, the schools of various counties and states start this process. Justifying the PNE goal perspective and with advent of Olympic Games of 2016 was implemented at Rio de Janeiro’s city, the GEO’s. Since the beginning of the GEO organization discusses a school dedicated to sport and created in a specific political context of the Olympic Games would be searching a quality education, in a perspective of full development if would be only an expansion of the school journey and/or a factory in the discovery of sport talents? In this context, we present as question for the study the interest at: what the GEO students, a full time school dedicated to sport, has to say about the importance of this school model for their development? Organized the question and as guide to orientate the study we define as goal: Analyze the GEO impact under the full time school perspective, dedicated to sport, in the student training. Following this perspective, we look to understand the multiples possibilities and contributions of sport in education for full training of students since their perspectives. In the survey held of the GEO studies, we found that these concentrate in the specific sport teaching at school environment. However, we feel the absence of this understanding from the students viewpoint, that also, search for an public excellence education. In front of that, we conducted a survey of case of Olympic Experimental Gymnasium, located at Caju,using qualitative perspective research. Initially we elaborate questionnaires that were applied in all ninth grade classes to identify the students that entered in the school at sixth grade and passed for all second cycle of the elementary school in the referred school. This prior knowledge unfold in script interviews, applied to ninth grade students (formed). The analysis of the collective interviews allowed to find three categories: quality education,relation with sport practice and outstanding teachers. The quality education category we found, even that students don’t have expressed in an objective way, the fear of don’t find a quality school in the high school of the neighborhood. The young people recognize the necessity of education as a way of social rise and maybe, the only possibility to leave the community. We managed to glimpse a little bit of the power, of one quality public school dedicated to sport, assisting in the acquisition of one sportive/school culture of one community in vulnerable social situation. In the category: relation with sport practice we note that the students can differentiate the spaces of Curricular Physical Education classes from training classes. We didn’t find any, apparent, ranking characterized in the students speech to disqualification of none of the Physical Education discipline and training. We understand that sport is treated pedagogically in the within the school,facilitated the debate and comprehension of the students, what normally doesn’t happen in the school network, bearing in mind the reduced time of classes destined to Physical Education and the organization of the pedagogical project. The category outstanding teachers present itself as the one that rupture with the distance between teacher and students and felt able overcome the limits of appearance and the mere knowledge transmission that profess. Someone that risk itself, to look closer and to dialogue with others, to care with others. We can conclude between others aspects, that the term, dedicated, in question refers itself to an inclination,propensity,preference to sport but this doesn’t mean that the school is a responsible institution for the athletes formation and whom that doesn’t have the necessary potential to reach this level, will be put in background. If we observe the reports, we will see that a lot of students don’t desire to follow at sports professionally, though that a big part of these students report pleasure in the sport practice and the successful experience at the sport field during all the period that they were at school. In front of this context, we can understand that these sportive experiences weren’t enough to convince the students to try to become professional athletes. We found out that the majority describe about how school was important in the diverses significant learnings that will take for life.-
Descrição: dc.description171f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola vocacionada para o esporte-
Palavras-chave: dc.subjectPonto de vista dos estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectVocação-
Palavras-chave: dc.subjectEducador Físico-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectVocational school for sport-
Palavras-chave: dc.subjectStudents point of view-
Título: dc.titleO que dizem os alunos sobre o Ginásio experimental Olímpico (uma escola de tempo integral vocacionada para o esporte)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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