O coordenador pedagógico como formador de professores: experiências de formação continuada em serviço na rede municipal de ensino de Itaperuna

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorBernado, Elisangela da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Liliane Lima de Freitas Sessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773197-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca apresentar, através de relatos de experiências de coordenadoras pedagógicas, como o coordenador pedagógico pode ser o articulador da formação continuada em serviço, reconhecendo o conhecimento como construção coletiva e considerando que a escola é o espaço de novas aprendizagens para todos os seus atores. O que se quer abordar, fundamentalmente, são as experiências cotidianas de formação de professores no ambiente escolar. A primeira fase do trabalho pauta-se na seleção de literatura, tomando-se como referencial teórico as contribuições de Almeida e Placco, Clementi, Domingues, Libâneo, Rabelo, Galvão, Saviani, entre outros teóricos. A metodologia utiliza aspectos qualitativos e quantitativos. A abordagem quantitativa foi por meio de 39 questionários aplicados a todos os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Itaperuna no intuito de coletar informações e dados gerais sobre esses atores. Os dados foram apresentados na forma de gráficos. A abordagem qualitativa, com a investigação narrativa, aconteceu a partir de grupos focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde seis coordenadores pedagógicos participaram de três momentos em grupo, baseados em rodas de conversas direcionadas, objetivando colher dados focados a partir da discussão de tópicos específicos. Foram discutidos temas como formação docente, coordenação pedagógica, atribuições do coordenador pedagógico, aspectos históricos da função e a percepção que os professores têm do coordenador. Partindo da compreensão que a formação continuada na escola passa por desafios e resistências por questões e paradigmas construídos, inclusive historicamente, a pesquisa consiste em investigar como a coordenação pedagógica pode tornar-se local efetivo de formação continuada, considerando os saberes dos professores, valorizando suas experiências e o seu modo de trabalhar-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to present, through reports of experiences of pedagogical coordinators, how the pedagogical coordinator can be the articulator of the ongoing formation in service, recognizing knowledge as a collective construction and considering that the school is the space of new learning for all its actors . What we want to address, fundamentally, are the daily experiences of teacher training in the school environment. The first phase of the work is based on the selection of literature, taking as a theoretical reference the contributions of Almeida and Placco, Clementi, Domingues, Libâneo, Rabelo, Galvão, Saviani, among other theorists. The methodology uses qualitative and quantitative aspects. The quantitative approach was based on 39 questionnaires applied to all pedagogical coordinators of the Itaperuna Municipal Education Network in order to collect information and general data about these actors. Data were presented as graphs. The qualitative approach, with the narrative investigation, happened from focus groups in order to obtain depth in the worked questions, where six pedagogical coordinators participated of three moments in group, based on wheels of directed conversations, aiming to gather data focused from the discussion of specific topics. Subjects such as teacher training, pedagogical coordination, pedagogical coordinator assignments, historical aspects of the function and the teachers' perception of the coordinator were discussed. Starting from the understanding that the continued formation in the school passes through challenges and resistances by constructed questions and paradigms, including historically, the research consists of investigating how the pedagogical coordination can become effective place of continuous formation, considering the knowledge of the teachers, valuing their experiences and how they work-
Descrição: dc.description126 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenador pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectCoordenador pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical coordinator-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Título: dc.titleO coordenador pedagógico como formador de professores: experiências de formação continuada em serviço na rede municipal de ensino de Itaperuna-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.