Aprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Valdecyr Herdy-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5447343127674320-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Auxiliadora Souza Mendes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0224928878835303-
Autor(es): dc.contributorDaher, Donizete Vago-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6800822152435035-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Diego Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8470989067617455-
Autor(es): dc.contributorPereira, Audrey Vidal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2510148795147954-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8153887694514931-
Autor(es): dc.creatorDulfe, Paolla Amorim Malheiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773184-
Descrição: dc.descriptionO cenário obstétrico brasileiro vem sendo modificado no sentido de promover o fortalecimento de um modelo de cuidado qualificado e seguro, baseado em evidências científicas, que alinhe as melhores práticas disponíveis com as necessidades e direitos das mulheres, seus bebês e familiares, priorizando o parto como um evento fisiológico. Neste contexto, a prática colaborativa é apontada pela OMS como estratégia valorosa para construção de novas realidades em saúde com oferta de uma assistência integral, na perspectiva da humanização. O objeto deste estudo enfoca o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO). Os objetivos são: - Analisar os processos de qualificação e intervenção propostos pelo Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia, sob a ótica dos aprimorandos; - Identificar as percepções dos aprimorandos em relação as repercussões provocadas a partir do Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia; - Mensurar, a partir da escala RIPLS, as percepções dos aprimorandos quanto aos processos de qualificação e atuação interprofissional; - Analisar as percepções dos aprimorandos acerca da qualificação e atuação interprofissional, a partir do discurso instituído e da escala RIPLS. Referenciais teóricos: a educação crítica e transformadora de Paulo Freire, e a teoria do cuidado de Kristen Swanson. Trata-se de um Estudo de Caso único, descritivo-exploratório, com metodologia mista, sendo um projeto incorporado concomitante, com ênfase qualitativa. O cenário é o Curso de Aprimoramento Interprofissional em Obstetrícia (CAIO) – financiado pelo MS, executado pela UFF, em Niterói/RJ, em 2019. Participantes: 09 profissionais de saúde aprimorandos. Utilizado questionário individual online e a versão brasileira da RIPLS para obtenção de dados qualitativos e quantitativos, respectivamente. Recorreu-se a análise de conteúdo teorizada por Bardin, sob o viés qualitativo, utilizando como ferramenta o software Atlas.ti®. No ponto de vista quantitativo, utilizou-se a base de dados do Microsoft® Excel® e a estatística descritiva. Os dados analisados foram combinados por incorporação. Aprovação do CEP da Faculdade de Medicina do HUAP/UFF, sob CAAE n°12127619.8.0000.5243, sendo aplicado o TCLE. Identificadas as seguintes categorias: 1) O cuidado colaborativo: um desafio real para o fortalecimento do trabalho em equipe interprofissional no campo do parto e nascimento; 2) A gestão como indutora no processo de cuidado colaborativo no parto e nascimento. Por meio do RIPLS, demonstraram-se atitudes positivas em relação ao trabalho em equipe e à colaboração, bem como aos cuidados de saúde centrados no paciente, apresentando inúmeras convergências com os dados qualitativos. Os processos de qualificação e intervenção do CAIO figuram como estratégias potentes de EPS fortalecendo a formação interprofissional em saúde, a partir do alinhamento da prática colaborativa e força de trabalho segura e qualificada, capazes de (re)organizar as linhas de cuidado e fomentar a transição de modelo obstétrico segundo o modelo humanizado de assistência, em consonância com a prática baseada em evidências, e dando sustentação para as políticas públicas de saúde nacionais e internacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian obstetric scenario has been modified in order to promote the strengthening of a qualified and safe model of care, based on scientific evidence, which aligns the best available practices with the needs and rights of women, their babies and their families, prioritizing childbirth as a physiological event. In this context, collaborative practice is pointed out by the WHO as a valuable strategy for building new realities in health by offering comprehensive care, from the perspective of humanization. The object of this study focuses on the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics (IICO). The objectives are: - To analyze the qualification and intervention processes proposed by the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics, from the point of view of improvers; - To identify the perceptions of improvers in relation to the repercussions provoked from the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics; - Measure, based on the RIPLS scale, the perceptions of improvers regarding qualification processes and interprofessional action; - To analyze the perceptions of improvers about qualification and interprofessional action, based on the instituted discourse and the RIPLS scale. Theoretical references: Paulo Freire's critical and transformative education, and Kristen Swanson's theory of care. This is a single case study, descriptive-exploratory, with mixed methodology, being a concurrent incorporated project, with qualitative emphasis. The scenario is the Interprofessional Improvement Course in Obstetrics (IICO) – financed by the Ministry of Health, executed by UFF, in Niterói/RJ, in 2019. Participants: 09 health professionals improvers. An individual online questionnaire and the Brazilian version of the RIPLS were used to obtain qualitative and quantitative data, respectively. The content analysis theorized by Bardin was used, under the qualitative bias, using the Atlas.ti® software as a tool. From the quantitative point of view, the Microsoft® Excel® database and descriptive statistics were used. The analyzed data were combined by embedding. Approval from the CEP of the Faculty of Medicine of HUAP/UFF, under CAAE No. 12127619.8.0000.5243, with the TCLE being applied. The following categories were identified: 1) Collaborative care: a real challenge for strengthening interprofessional teamwork in the field of labor and birth; 2) Management as an inducer in the process of collaborative care in labor and birth. Through RIPLS, positive attitudes were demonstrated towards teamwork and collaboration, as well as patient-centered healthcare, showing numerous convergences with qualitative data. IICO's qualification and intervention processes appear as potent permanente health education strategies, strengthening interprofessional training in health, based on the alignment of collaborative practice and a safe and qualified workforce, capable of organizing lines of care and fostering the transition of an obstetric model according to the humanized care model, in line with evidence-based practice, and supporting national and international public health policies.-
Descrição: dc.descriptionEl escenario obstétrico brasileño ha sido modificado para promover el fortalecimiento de un modelo de atención calificado y seguro, basado en evidencia científica, que alinea las mejores prácticas disponibles con las necesidades y derechos de las mujeres, sus bebés y sus familias, priorizando el parto como un evento fisiológico. En este contexto, la práctica colaborativa es señalada por la OMS como una estrategia valiosa para la construcción de nuevas realidades en salud al ofrecer una atención integral, desde la perspectiva de la humanización. El objeto de este estudio se centra en el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia (CPIO). Los objetivos son: - Analizar los procesos de calificación e intervención propuestos por el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia, desde la perspectiva de los estudiantes profesionales; - Identificar las percepciones de los estudiantes profesionales en relación a las repercusiones provocadas por el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia; - Medir, con base en la escala RIPLS, las percepciones de los estudiantes profesionales sobre los procesos de calificación y la acción interprofesional; - Analizar las percepciones de los estudiantes profesionales sobre la calificación y la acción interprofesional, a partir del discurso instituido y la escala RIPLS. Referencias teóricas: la educación crítica y transformadora de Paulo Freire y la teoría del cuidado de Kristen Swanson. Se trata de un estudio de caso único, descriptivo-exploratorio, con metodología mixta, siendo un proyecto incorporado concurrente, con énfasis cualitativo. El escenario es el Curso de Perfeccionamiento Interprofesional en Obstetricia (CPIO) – financiado por el Ministerio de la Salud, ejecutado por la UFF, en Niterói/RJ, en 2019. Participantes: 09 profesionales de la salud en formación. Se utilizó un cuestionario online individual y la versión brasileña del RIPLS para obtener datos cualitativos y cuantitativos, respectivamente. Se utilizó el análisis de contenido teorizado por Bardin, bajo el sesgo cualitativo, utilizando como herramienta el software Atlas.ti®. Desde el punto de vista cuantitativo se utilizó la base de datos de Microsoft® Excel® y estadística descriptiva. Los datos analizados se combinaron mediante incrustación. Aprobación del CEP de la Facultad de Medicina del HUAP/UFF, bajo el CAAE N° 12127619.8.0000.5243, siendo aplicado el TCLE. Se identificaron las siguientes categorías: 1) Atención colaborativa: un verdadero desafío para fortalecer el trabajo en equipo interprofesional en el campo del trabajo de parto y nacimiento; 2) El manejo como inductor en el proceso de atención colaborativa en el trabajo de parto y nacimiento. A través de RIPLS, se demostraron actitudes positivas hacia el trabajo en equipo y la colaboración, así como hacia la atención médica centrada en el paciente, mostrando numerosas convergencias con datos cualitativos. Los procesos de calificación e intervención de la CPIO aparecen como potentes estrategias de la educación permanente em salud, fortaleciendo la formación interprofesional en salud, a partir de la alineación de la práctica colaborativa y de una fuerza de trabajo segura y calificada, capaz de organizar líneas de atención y propiciar la transición de un modelo obstétrico acorde a el modelo de atención humanizado, en consonancia con la práctica basada en la evidencia, y apoyando las políticas de salud pública nacionales e internacionales.-
Descrição: dc.description222 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Interprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Capacitação-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectObstetrícia-
Palavras-chave: dc.subjectParto Humanizado-
Palavras-chave: dc.subjectObstetrícia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Interprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectParto Humanizado-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Continuing-
Palavras-chave: dc.subjectInterprofessional Education-
Palavras-chave: dc.subjectTraining Courses Health Human Resource Training-
Palavras-chave: dc.subjectObstetrics-
Palavras-chave: dc.subjectHumanizing Delivery-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Continua-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Interprofesional-
Palavras-chave: dc.subjectCursos de Capacitación-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitación de Recursos Humanos em Salud-
Palavras-chave: dc.subjectObstetricia-
Palavras-chave: dc.subjectParto Humanizado-
Título: dc.titleAprimoramento interprofissional em obstetrícia: qualificação e intervenção no campo do parto e nascimento-
Título: dc.titleInterprofessional improvement in obstetrics: qualification and intervention in the field of labor and birth-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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