Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meirino, Marcelo Jasmim | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84596852122 | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Sergio Luiz Braga | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:69784578422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Augusto da Cunha | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09577462707 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2918857207637065 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Humberto de Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20787 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773179 | - |
Descrição: dc.description | Organizations employ various methods to develop their business and thus achieve better results in business. One of the frequently used methods is related to the enhancement of self-knowledge of the executives. In the organizational context this self-knowledge has to do mainly with the abilities and limitations related to work. One of the methods applied in organizations to help enhance its results uses Belbin Test, the methodology of such test requires its application not only in executives but also in their peers, thus seeking to gain the insight of others in the self-knowledge increase process (Belbin, 2004). The importance of perception of others in self-knowledge process was also tackled by two other scholars, Luft and Ingham (1955), who developed the concept of the Johari Window. According to this concept, people have a blind area to themselves, but noticeable to others. The main objective of this research is to propose integration between the result of Belbin Test and Johari Window. To achieve this purpose Belbin Test will was applied in a defined public. The survey results confirmed that the Belbin test shows that outside observers demonstrate knowledge of observed that the same do not show | - |
Descrição: dc.description | As organizações empregam variados métodos para desenvolver seus executivos e assim alcançar melhores resultados no negócio. Um dos métodos frequentemente usados está relacionado com o aprimoramento do autoconhecimento desses executivos. No âmbito organizacional este autoconhecimento tem a ver principalmente com o conhecimento das competências e limitações relacionadas ao trabalho. Um dos métodos aplicados nas organizações para ajudar o aprimoramento de seus resultados usa o Teste de Belbin, cuja metodologia requer sua aplicação não somente nos executivos, mas também em seus pares, buscando assim obter a percepção de outras pessoas no processo de autoconhecimento (BELBIN, 2004). A importância da percepção do outro no processo de autoconhecimento foi também elaborada por outros dois estudiosos, Luft e Ingham (1955), os quais desenvolveram o conceito da Janela de Johari. Segundo esse conceito, as pessoas têm uma área cega para si mesma, mas perceptível para os outros. O objetivo principal dessa dissertação é propor uma integração entre o resultado do Teste de Belbin e Janela de Johari. Para isso aplicou o Teste de Belbin em um público definido. O resultado da pesquisa confirmou que o Teste de Belbin evidencia que observadores externos demonstram grau de conhecimento sobre os observados que esses mesmos não demonstram | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoconhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Janela de Johari | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teste de Belbin | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Pessoas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-awareness, Johari Window | - |
Palavras-chave: dc.subject | Belbin Test | - |
Palavras-chave: dc.subject | People Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | PROPOSTA DE MÉTODO INTEGRAÇÃO ENTRE AUTOPERCEPÇÃO E PERCEPÇÃO EXTERNA ATRAVÉS DO TESTE DE BELBIN E JANELA DE JOHARI: UM ESTUDO DE CASO DO SETOR DE ENERGIA | - |
Título: dc.title | PROPOSITION OF INTEGRATION METHOD OF SELF-PERCEPTION AND EXTERNAL PERCEPTION THROUGH BELBIN TEST AND JOHARI WINDOW: AN ENERGY SECTOR CASE STUDY | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: