
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Priscila Pires | - |
| Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faria Junior, Aydamari João | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Jacqueline Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7378 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773171 | - |
| Descrição: dc.description | A Gestalt-terapia oferece recursos no trabalho com o transtorno do espectro do autismo (TEA) que favorecem o estabelecimento de interações e a compreensão dos mecanismos de contato da pessoa com TEA. O TEA é conhecido pela disfunção do neurodesenvolvimento que atinge a comunicação, o comportamento e a interação social. O conceito de contato preconizado pela Gestalt-terapia, favorece a identificação das possibilidades de funcionamento do ser existente. Assim, o presente trabalho trata do conceito de contato e suas funções, e o modo como podemos desenvolver uma compreensão do fenômeno do autismo a partir desta perspectiva. Através de um estudo de revisão bibliográfica, defende-se que através de uma avaliação processual, que leva em conta o campo fenomenológico da pessoa total através dos seus sistemas sensorial, motor e cognitivo, torna-se possível compreender as interações dinâmicas entre a pessoa e seu mundo. É importante que se ampliem e desenvolvam práticas no trabalho com o TEA a partir da Gestalt-terapia contribuindo para a melhor compreensão do autismo | - |
| Descrição: dc.description | Gestalt-therapy offers resources in working with autism spectrum disorder (ASD) that favor the establishment of interactions and understanding of the contact mechanisms of the person with ASD. TEA is known for the dysfunction of neurodevelopment that affects communication, behavior, and social interaction. The concept of contact advocated by Gestalt-therapy, favors the identification of the possibilities of functioning of the existing being. Thus, the present work deals with the concept of contact and its functions, and how we can develop an understanding of the phenomenon of autism from this perspective. Through a bibliographic review study, it is argued that through a process evaluation, which takes into account the phenomenological field of the total person through its sensory, motor and cognitive systems, it becomes possible to understand the dynamic interactions between the person and your world. It is important to expand and develop practices in working with ASD from Gestalt-therapy contributing to a better understanding of autism | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções de contato | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contact functions | - |
| Título: dc.title | Função de contato: experiências de fronteira e o transtorno do espectro do autismo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: