Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValla, Victor Vincent-
Autor(es): dc.contributorCPF:07455267800-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorCPF:38774011715-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1-
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorCPF:84030453791-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4-
Autor(es): dc.contributorStotz, Eduardo Navarro-
Autor(es): dc.contributorCPF:01444555422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá-
Autor(es): dc.contributorCPF:08998978822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Lana Claudia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773158-
Descrição: dc.descriptionThe scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO conhecimento científico constituiu-se como hegemônico na história da humanidade, excluindo dos círculos da validade outras formas de conhecimento. Entendendo a religião como uma expressão da cultura popular, representativa do conhecimento das classes populares, questiono a Teoria da Secularização da sociedade moderna, a partir da análise do fenômeno evangélico pelo qual passa o Brasil atualmente. Através destes conhecimentos, utilizando como recorte o ensino de ciências e de forma específica, a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabeleço as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresento as possibilidades da mesma tornar-se o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica, permita um deslocamento do paradigma cartesiano para um paradigma pautado no pensamento complexo, que resulte na construção compartilhada de conhecimentos na escola pública.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento científico-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento popular-
Palavras-chave: dc.subjectReligião popular-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCriacionismo X Evolucionismo-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectScientific knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectPopular knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectPopular religion-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCreationism X Evolutionism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleReligião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências-
Título: dc.titlePopular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teaching-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.