Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valla, Victor Vincent | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:07455267800 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lucia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:38774011715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Valle, Maria Teresa Esteban do | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:84030453791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4799478J4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Stotz, Eduardo Navarro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:01444555422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788268J0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Sandra Maria Corrêa de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:08998978822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788265A2 | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773158 | - |
Descrição: dc.description | The scientific knowledge constitutes itself as hegemonic in the human history excluding from the validity circles other ways of knowledge. Understanding the religion as a expression of popular culture, representative of popular groups knowledge, I question the Secularization Theory of modern society, from analyzing the evangelic phenomenon that Brazil is passing through today. From this knowledge on, using the science teaching as a cutting, and in specific way the tension between the creationism and the evolutionism teaching, I set up the possibilities of overcoming the knowledge prejudice that exists at public schools and show up the possibilities that these schools become a place for a wholesome conflict of knowledge that, through dialogue, knowledge circularity and the epistemological double rupture, allow a movement from the Cartesian paradigm to a paradigm based on a complex thought, resulting into the shared building of knowledge in the public school. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O conhecimento científico constituiu-se como hegemônico na história da humanidade, excluindo dos círculos da validade outras formas de conhecimento. Entendendo a religião como uma expressão da cultura popular, representativa do conhecimento das classes populares, questiono a Teoria da Secularização da sociedade moderna, a partir da análise do fenômeno evangélico pelo qual passa o Brasil atualmente. Através destes conhecimentos, utilizando como recorte o ensino de ciências e de forma específica, a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabeleço as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresento as possibilidades da mesma tornar-se o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica, permita um deslocamento do paradigma cartesiano para um paradigma pautado no pensamento complexo, que resulte na construção compartilhada de conhecimentos na escola pública. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criacionismo X Evolucionismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião e ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular religion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creationism X Evolutionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Religião Popular : o que a escola pública tem a ver com isso? Pistas para repensar o ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Popular Religion: what does public school has to do with this? Tips to rethink the science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: