Ocupações: como se formam estudantes nos espaços públicos?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorPenna, Adriana Machado-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Lennon de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24994-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773156-
Descrição: dc.descriptionJustifico a escolha do tema de pesquisa ao considerar centrais as aprendizagens decorrentes das ocupações estudantis no Brasil, a partir de 2015/2016, sendo objeto da investigação que realizo nesta monografia. O objetivo da monografia relaciona-se à compreensão de como se realiza o processo de formação humana, acadêmica, profissional, interpondo-se ao currículo oficial, conjugando-se com os acontecimentos sociais, a conjuntura e a estrutura do sistema capitalista. As especificidades presentes nas relações que se constituíram e puderam suscitar a ocupação do Instituto de Educação Superior do Noroeste Fluminense, em Santo Antônio de Pádua, em 2016. As análises respaldam-se no materialismo histórico-dialético, considerando as categorias totalidade, contradição, trabalho, dialética, luta de classes, divisão social e técnica do trabalho, possibilitando a apreensão pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade. A pesquisa revelou a possibilidade de organização dos estudantes para realizar aulas públicas, atividades de interação, escolha do conteúdo que gostaríamos de aprender, aproximando teoria e prática. Estávamos vivenciando aquilo que acumulamos ao longo da graduação. Os debates sobre estrutura da Universidade e os currículos foram possíveis na medida em que comparávamos anotações e configurações dos cursos. A visão de totalidade dos cursos e níveis de ensino – Ed. Básica e Ensino Superior. Currículo prescrito/currículo modelado por sujeitos socais que o vivem/o implementam. Colocamos em pauta os processos de formação que são impostas e definimos processos de formação que emergiram das conjunturas.-
Descrição: dc.descriptionI justify the choice of the research theme by considering key the learning resulting from the student occupations in Brazil, from 2015/2016, being the object of the investigation that I am conducting in this dissertation. The objective of this undergraduate thesis is related to the understanding of how the process of human, academic, and professional formation takes place, interposing itself to the official curriculum, adhering with the social events, the juncture, and the structure of the capitalist system. The specificities present in the relations that were constituted and aroused to the occupation of the Instituto de Educação Superior do Noroeste Fluminense, in Santo Antônio de Pádua, in 2016. The analyses are based on historical-dialectical materialism, considering the categories totality, contradiction, labor, dialectics, class conflict, social and technical division of labor, enabling the apprehension by the movement of thought through the historical materiality of the life of men in society. The research revealed the possibility of organizing the students to hold public classes, interaction activities, choosing the content we would like to learn, bringing theory and practice closer together. We were experiencing what we had accumulated during the undergraduate course. The debates about the University structure and the curriculum were possible as we compared notes and course configurations. The totality of the courses and levels of education - Basic Education and Higher Education. Prescribed curriculum/modeled curriculum by social individuals that live/implement it. We put on the agenda the formation processes that are imposed and we define formation processes that emerged from the conjunctures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOcupação estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfes-UFF-
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho e educação-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectOcupação-
Palavras-chave: dc.subjectStudent occupation-
Palavras-chave: dc.subjectInfes-UFF-
Palavras-chave: dc.subjectHuman formation-
Palavras-chave: dc.subjectWork and education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleOcupações: como se formam estudantes nos espaços públicos?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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