Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Jose Antonio e | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansur, Newton Luiz Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Eden Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro Junior, Ermando Alipio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773141 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, tivemos como objetivo investigar as vantagens e desvantagens da utilização da História e da Filosofia da ciência no ensino em geral e em particular no ensino de Física. Utilizamos para tanto o estudo de artigos, livros e outras publicações de pesquisadores da área. Para a análise dos argumentos favoráveis tomamos como base os trabalhos dos professores Michael R. Matthews da Nova Zelândia e André F. P. Martins do departamento de Educação da UFRN. As críticas de Klein e Kuhn foram levadas em consideração, expostas e debatidas no trabalho. Notamos ao longo da pesquisa a escassez de trabalhos investigativos e de natureza empírica a respeito da aplicação de temas de História e Filosofia em salas de aula de Física. Ao fim do estudo defendemos a abordagem histórico filosófica e fazemos uma proposta de como utilizar história e filosofia no ensino de ciências. Proposta esta, baseada nas ideias expostas nos trabalhos dos pesquisadores estudados | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Título: dc.title | Uma proposta para a utilização de história e filosofia da ciência no ensino de física para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: