Uma proposta para a utilização de história e filosofia da ciência no ensino de física para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Jose Antonio e-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorMonteiro Junior, Ermando Alipio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773141-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, tivemos como objetivo investigar as vantagens e desvantagens da utilização da História e da Filosofia da ciência no ensino em geral e em particular no ensino de Física. Utilizamos para tanto o estudo de artigos, livros e outras publicações de pesquisadores da área. Para a análise dos argumentos favoráveis tomamos como base os trabalhos dos professores Michael R. Matthews da Nova Zelândia e André F. P. Martins do departamento de Educação da UFRN. As críticas de Klein e Kuhn foram levadas em consideração, expostas e debatidas no trabalho. Notamos ao longo da pesquisa a escassez de trabalhos investigativos e de natureza empírica a respeito da aplicação de temas de História e Filosofia em salas de aula de Física. Ao fim do estudo defendemos a abordagem histórico filosófica e fazemos uma proposta de como utilizar história e filosofia no ensino de ciências. Proposta esta, baseada nas ideias expostas nos trabalhos dos pesquisadores estudados-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Título: dc.titleUma proposta para a utilização de história e filosofia da ciência no ensino de física para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.