Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Sabrina de Oliveira Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Conejero, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Júlio César Andrade de | - |
Autor(es): dc.creator | Rubino, Giovani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22382 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773135 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as mudanças curriculares ocorridas no curso de graduação em Administração e os aspectos percebidos como fatores determinantes para tais mudanças, sob a perspectiva daqueles que acompanharam sua trajetória, direta ou indiretamente. Possui abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo descritivo e utilizou de procedimentos técnicos como o levantamento documental, a pesquisa de campo e a análise de conteúdo. Nesse sentido, utilizou-se como estudo de caso a Universidade Federal Fluminense, campus de Volta Redonda, mediante a análise de sua trajetória curricular documentada e uma pesquisa de campo realizada mediante entrevistas semiestruturadas junto ao coordenador do curso de Administração da instituição e docentes, e um integrante do CRA/RJ e da ANGRAD. Através desse estudo, pode-se afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacional – DCN – propostas pelo MEC impactam diretamente na forma como o ensino em Administração ocorre, influenciando diretamente na liberdade que as IES possuem quanto a reestruturação de seu currículo. Também foi possível perceber que, além das práticas organizacionais, outro fator importante para a atualização do ensino em Administração são as inovações tecnológicas, criando, atualizando e excluindo práticas e teorias de forma ágil e fluida | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Administração | - |
Título: dc.title | Mudanças curriculares: um estudo de caso sobre a formação do administrador na UFF de Volta Redonda | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: