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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Insfran, Fernanda Fochi Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maristela Barenco Corrêa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Negreiros, Fauston | - |
Autor(es): dc.creator | Sentineli, Tiago Afonso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773105 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objeto de pesquisa um debate teórico crítico sobre a formação docente e as dificuldades existenciais de dar continuidade à formação; uma pesquisa de campo, em formato de rodas de conversa, com o objetivo de debater, com um grupo de docentes, sobre as inquietações teóricas que motivaram a pesquisa em um todo. A abordagem exposta em seu título, ou seja, (de)formação, foi a definição escolhida para sintetizar a formação docente carente de crítica e pensada em uma perspectiva sem enraizamento social e histórico. Uma formação que reproduz um modelo de educação que atende aos ditames da sociedade capitalista neoliberal, contribuindo para a perpetuação das desigualdades sociais. O trabalho tem como ponto de partida um memorial que resgata as minhas experiências com a docência e, a partir das inquietações advindas dos exercícios de reflexão crítica sobre essas vivências no trabalho docente, foi se desenhando o caminho teórico escolhido para a discussão subsequente que contempla a alienação e o roubo do tempo, aspectos existenciais da sociedade capitalista neoliberal que produzem e sustentam a (de)formação. Na sequência, utilizando argumentos teóricos da Psicologia Escolar e da Pedagogia histórico-crítica, discute-se a formação inicial e o desencontro que ela provoca entre docentes e a escola real, atravessada pelas desigualdades sociais, e algumas das dificuldades impostas à formação continuada. As políticas de sabotagem e (des)incentivo à formação continuada na rede pública estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro é analisada e discutida em recorte e a partir da análise da legislação federal e estadual no que concerne à formação continuada. Em sua parte final, o trabalho apresenta os resultados da pesquisa “Professores na Pandemia – fase 3”, realizada no formato de rodas de conversa com um grupo de cinco professoras. A ação de realizar a pesquisa teve e tem como objetivo criar espaços coletivos que visem a superação da (de)formação e a mobilização da classe docente em torno das lutas e debates urgentes para a melhoria da prática educativa e das condições de trabalho/existência. | - |
Descrição: dc.description | This essay had as its research object the continuing formation of university teachers. More specific the ones that act on the Fluminense Federal Institution. The choice of this group came from the realization of its idiosyncrasies, once they are future teachers trainers. And the inicial questions that surrounded it, from a personal expectation are: what are the challenges faced by these teachers when acting out their profession? If their inicial formation does not make the university teacher able to face routine from the instructor practice, where can we find this hability? Looking for investigating and finding possible answers for those questions, a quantitative research was done, a questionaire and a focus group were used as instruments to collect data, besides bibliography, that pointed to a continuing formation as an important tool for the professional development and facing challenges. From the historical, documental analyses and from the educational legislation, such as the model promoted and developed through our history. Concluding that the same does not contemplate the type of continuing formation that is held on this essay. This way three meetings with the focal group were done. Formed by six teachers that act on the Fluminense Federal Institution graduation, where the continuing formation service was able to be practiced, where they could share their thoughts, feelings, experiences, their identity and what they consider continuing formation and as challenges on the whole of a college education. It is expected that this paper must be “provocative”, that it contributes to desconstruct concepts and resignify the continuing formation. | - |
Descrição: dc.description | 206 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Travessias; encontros; (de)formação; formação continuada; alienação; roubo do tempo; chão de escola; classe docente; coletivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | continuing formation; teaching in college education; graduation; challenges | - |
Título: dc.title | Travessias e encontros: sobre a (de)formação docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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