Canções na abordagem de aspectos culturais no ensino-aprendizagem de português do Brasil para estrangeiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorLima, Ronaldo Amorim-
Autor(es): dc.contributorCPF:47756111322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6175944761893288-
Autor(es): dc.creatorSouza, Patrícia Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773097-
Descrição: dc.descriptionEste estudio plantea el uso del género canción en el abordaje de aspectos culturales en la enseñanza-aprendizaje de Portugués de Brasil para extranjeros (PBE). Fundamentándose en nociones de género textual de Marcuschi y Bazerman, en la perspectiva de Jodelet sobre representaciones sociales, y en la concepción de cultura de Geertz, fueron pesquisadas posibilidades del uso de canciones en la enseñanza de PBE, en un abordaje enfocado en la correlación del contexto brasileño con los contextos de origen de los aprendices. Considerándose diferentes contextos sociohistóricos de los siglos XX y XXI, se compuso un corpus formado por canciones brasileñas con diferentes perfiles femeninos. Tras un estudio de las representaciones de la mujer configuradas en las letras de esas canciones, en el cuadro de las décadas en que se inscribían, se elaboraron actividades de lectura y producción textual para la enseñanza de la cultura y de la lengua de Brasil a extranjeros. Esas actividades fueron desarrolladas con un grupo del Curso de Portugués para Extranjeros de la Universidad Federal Fluminense, compuesta por alumnos latinoamericanos y africanos. Analizándose, en las producciones escritas de los alumnos, las representaciones de la mujer en el contexto brasileño y en sus contextos de origen, se observaron convergencias y divergencias entre esos contextos y la valorización por los aprendices de la figura femenina inscrita en el espacio de la casa, configurada en los papeles sociales tradicionales del espacio doméstico.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo enfoca o uso do gênero canção na abordagem de aspectos culturais no ensino-aprendizagem de Português do Brasil para estrangeiros (PBE). Fundamentando-se em noções de gênero textual de Marcuschi e Bazerman, na perspectiva de Jodelet sobre representações sociais, e na concepção de cultura de Geertz, foram pesquisadas possibilidades do uso de canções no ensino de PBE, numa abordagem focada na correlação do contexto brasileiro com os contextos de origem dos aprendizes. Considerando-se diferentes contextos sócio-históricos dos séculos XX e XXI, foi composto um corpus formado por canções brasileiras com diferentes perfis femininos. Após um estudo das representações da mulher configuradas nas letras dessas canções, no quadro das décadas em que se inscreviam, elaboraram-se atividades de leitura e produção textual para o ensino da cultura e da língua do Brasil a estrangeiros. Essas atividades foram desenvolvidas com uma turma do Curso de Português para Estrangeiros da Universidade Federal Fluminense, composta por alunos latino-americanos e africanos. Analisando-se, nas produções escritas dos alunos, as representações da mulher no contexto brasileiro e em seus contextos de origem, observaram-se convergências e divergências entre esses contextos e a valorização pelos aprendizes da figura feminina inscrita no espaço da casa, configurada nos papéis sociais tradicionais no espaço doméstico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês para Estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na música-
Palavras-chave: dc.subjectPortugués para Extranjeros-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica, Mujeres en la música-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA-
Título: dc.titleCanções na abordagem de aspectos culturais no ensino-aprendizagem de português do Brasil para estrangeiros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.