Implementação de um clube de ciências no Colégio Estadual Machado de Assis, Fonseca - Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Karine Bloomfield-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5714709043980843-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3287976156524982-
Autor(es): dc.creatorMarques, Manuela Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773088-
Descrição: dc.descriptionClube de ciências é um local de atividades investigativas, que visa desenvolver o senso crítico, a responsabilidade e a criatividade dos envolvidos ao associar aspectos da cultura escolar e do cotidiano com a cultura científica. Por ser influenciado pelo momento histórico e pela sociedade, já almejou diversos objetivos, mas atualmente tem como meta, manifestar nos alunos, através da pesquisa e da reflexão, o saber científico, cultural e social, para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. É um espaço de hibridização das educações que promove o “fazer ciência” e traz aos estudantes de licenciatura inúmeros benefícios para a vida pessoal. Auxilia na alfabetização científica, tão necessária atualmente, mesclando estratégias pedagógicas como experimentação, coleções escolares e atividades de campo. A implementação do clube no Colégio Estadual Machado de Assis, localizado no Fonseca, faz parte do projeto de extensão “Ciências em Ação: construção de atividades práticas de ciências no diálogo universidade-escola”, que almeja melhorar a educação em ciências nas escolas públicas de Niterói – RJ e já vem acontecendo desde 2021, com diversos recursos didáticos elaborados. O presente estudo teve como objetivo refletir o impacto deste projeto, analisando as possíveis melhorias no ensino de ciências ao averiguar as reações dos alunos às atividades experimentais e no uso cotidiano. As análises foram realizadas no laboratório da escola, uma ferramenta importante no combate à precarização da educação, com 20 alunos da 3ª série do Ensino Médio e contaram com gravação de áudio e um questionário respondido pelos participantes. Os dados analisados foram de caráter qualitativo exploratório e os resultados mostraram que a utilização dos conhecimentos prévios e do cotidiano dos alunos ocasionou um maior interesse, despertando a curiosidade, a autonomia; ampliou a capacidade de resolver problemas; aprimorou a consolidação de conhecimentos e fez com que houvesse levantamento de hipóteses. Com isso, podemos perceber que a implementação do clube nas escolas traz diversos benefícios, não apenas no ensino, como também para a formação pessoal dos participantes-
Descrição: dc.descriptionPró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários-
Descrição: dc.descriptionScience Club is a place for investigative activities, which aims to develop the critical thiinking, responsability and creativity of those involved by associating aspects of school culture and daily life with scientific culture. Since the club is influenced by the historical moment and by society, it hás already achieved several objectives, but its current goal is to promote the scientific, cultural and social knowledge, in students, through research and reflection, for the formation of more critical and aware citizens. It is a space for the hybridization of education that promotes “doing science” and brings undergraduat estudents countless benefits for their professional lives. It helps in scientific literacy, which is so necessary today, mixing pedagogical strategies such as experimentation, school collections and field activities. The implementation of club at Colégio Estadual Machado de Assis, located in Fonseca, is part of the extension Project “Scienc in Action: construction of practial science activities in university-school dialogue”, which aims to improve science education in public schools in Niterói – RJ and it hás been happening since 2021, with many didactic prepared. The present study aimed to reflect the impact of this project, analyzing possible improvements in science teaching by investigating students’ reactions to experimental activities and everyday use. The analyzes were developed on the school’ laboratory, an important tool in combating the precariousness of education, with 20 students from 3rd grade of high school and they were based on áudio recording and questionnaires answered by the participants. The data were analysed in an exploratory qualitative nature and the results showed that the use of prior and daily life knowledge by the students’ led to greater interest, arousing curiosity and autonomy; expanded the ability to solve problems; improved the consolidation of knowledge and led to the raising of hypotheses. With this, we can see that the implementation of the club in schools brings many benefits, not only in education, but also for the personal formation of the participants-
Descrição: dc.description87 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClube de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório escolar-
Palavras-chave: dc.subjectUso de situações cotidianas-
Palavras-chave: dc.subjectScience club-
Palavras-chave: dc.subjectSchool laboratory-
Palavras-chave: dc.subjectDaily situations use-
Título: dc.titleImplementação de um clube de ciências no Colégio Estadual Machado de Assis, Fonseca - Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.