How can I say it? Explorando a metadiscursivização do dizer em língua estrangeira : perspectivas da indeterminação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Adriana Nogueira Accioly-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Gisele de-
Autor(es): dc.contributorSzundy, Paula Tatianne Carrera-
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.creatorLopes, Vivian Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11164-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773085-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a produção discursiva em inglês/LE de aprendizes de perfil avançado do ponto de vista da construção de metadiscurso referente à formulação da expressão (‘como dizer’). Nessa abordagem, compreendem-se essas construções como manifestações do falante que simbolizam a atividade de construir significação em LE. Tal visão encontra suporte no paradigma de análise de discurso do modelo do Funcionalismo Sistêmico (MARTIN e ROSE, 2007), segundo o qual, os textos interagem com os contextos em que estão inseridos, construindo-os sob a perspectiva de um autor. A hipótese que fundamenta o enquadramento do metadiscurso na prática de construir significação em LE é a de que esta atividade promoveria o estranhamento/questionamento da adequação do dito frente ao que se quer dizer (REVUZ, 2006). Tal perspectiva reflete a vinculação do estudo ao Projeto Indeterminação no Discurso em LE (VEREZA, 2002; GABRIEL e CUSTÓDIO, 2002; CASTRO, 2003; e LOPES, 2008). Nesse projeto, problematiza-se a vivência da frustração e/ou o sentimento de inadequação no confronto com a ‘indeterminação’, entendida, nessa perspectiva, como a percepção de uma diferença entre aquilo que se diz e o que se gostaria de dizer (VEREZA, op. cit.). A pesquisa tem caráter exploratório e ênfase dupla. Em sentido estrito, visa à descrição dos padrões que estruturam as construções metadiscursivas, a fim de verificar a sua relação com a atividade de onde emergem. Em sentido amplo, o estudo procura verificar se as construções metadiscursivas investigadas podem constituir base empírica à investigação da indeterminação. O referencial que fundamenta o estudo são os construtos e sistemas do quadro do Funcionalismo Sistêmico (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004), o qual modela a linguagem em contexto. Os construtos fornecem suporte teórico à reflexão acerca da vivência de desidentificação com a fala na atividade de construir significação, enquanto que os sistemas possibilitam a descrição dos padrões linguísticos estruturadores do tipo de metadiscurso investigado. A metodologia se caracteriza pela geração de amostras da produção discursiva oral em inglês/LE de licenciandos em Letras Português-Inglês, para a análise das passagens de foco metadiscursivo, envolvendo, em um segundo momento, a interpretação dos procedimentos e instrumental analítico do paradigma de análise de discurso sistêmico-funcional às características dos dados e do objeto de pesquisa. Os resultados da análise mostram que o metadiscurso examinado estrutura-se como uma fratura do conteúdo proposicional de partida à qual se acrescem representações do processo de dizer em curso e respostas à própria fala. Esses padrões parecem interagir fundamentalmente com a dimensão instrucional da atividade de construir discurso (aproximadamente ‘modo’, no paradigma sistêmico), refletindo-se em duas principais modalidades de ação linguística: apresentar e agenciar as fraturas. Esses padrões e modalidades parecem oferecer suporte à identificação de prováveis episódios de indeterminação e à reflexão sobre seus possíveis efeitos identitários-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the discourse production of advanced learners of English/FL (foreign language) from the perspective of metadiscourse. The term is used in this research to refer to a kind of discourse through which the speaker construes his/her own process of making meaning (wording). In this approach, metadiscourse is thus seen a symbolizing this very activity. This view reflects the model of discourse analysis suggested by Martin & Rose (2007), which was developed within the field of Systemic Functional Linguistics (SFL). In this model texts are seen as a writer/speaker’s construction which interact with their contexts. The research thus envisages an association between the type of metadiscourse above mentioned and the FL process of making meaning as a discourse practice per se. This interpretation is based on the hypothesis that this process would set speakers at odds with their own discourse production. In other words, it would constantly lead them to question the appropriateness of what they say vis-à-vis what they mean to say (REVUZ, 2006). This view underlies the project on Indeterminacy in Foreign Language Production (VEREZA, 2002; GABRIEL e CUSTÓDIO, 2002; CASTRO, 2003; LOPES, 2008), to which this study is associated. The project problematizes the speaker’s experience of frustration or sense of inadequacy when faced with what is regarded in this context as ‘indeterminacy’: a mismatch between what speakers wish to say and what they end up saying (VEREZA, 2002). The present study explores how stretches of metadiscourse are organized, so as to contemplate the supposed interaction between its patterns of meaning and the speaker’s construal of their ongoing verbal process. This particular purpose is aimed at addressing the issue of how to approach indeterminacy empirically: how the mismatches between the speaker and his/her verbiages are linguistically signaled. The framework for discussion is provided by the theoretical constructs and systems of SFL – the model of language in context (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004). The constructs underlie the insights regarding how the speaker’s manifested discomfort with his/her FL discourse can be referenced to the verbal process as a type of practice. The systems are applied as units of analysis to the description of the patterns which seem to construct metadiscourse. The methodology involved the generation of the samples of EFL discourse production for the analysis of textual stretches of metadiscourse. The population included prospective teachers of English (undergraduate students of Letters). The methodology also involved the interpretation of the procedures and units of analysis of the systemic paradigm to the particular nature of the research data and object. The results reveal that the stretches of metadiscourse analyzed are structured as fractures in the propositional content of the text followed by representations of the ongoing verbal process and the speaker’s responses to the verbiage. These patterns appear to interact with the instructional dimension of the verbal practice (approximately ‘mode’, in systemics) and to reflect two main types of interaction: present and manage the fractures. These patterns and types of interaction seem to enable the identification of seeming episodes of indeterminacy and considerations on their possible effects on discourse identity-
Descrição: dc.description207 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMetadiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectIndeterminação-
Palavras-chave: dc.subjectFuncionalismo sistêmico-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMetadiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectIndeterminacy-
Palavras-chave: dc.subjectSystemic functional linguistics-
Título: dc.titleHow can I say it? Explorando a metadiscursivização do dizer em língua estrangeira : perspectivas da indeterminação-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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