Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima Junior, Maurilio Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Leonardo Gama | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Leandro de Proença | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Edilâne Lauriano Gomes dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773065 | - |
Descrição: dc.description | O estudo aqui apresentado aborda a formação ofertada pelo Colégio Estadual Agrícola Pro-fessor Luiz Paulo Rodrigues, localizado no município de Itaperuna, sob a jurisdição adminis-trativa da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). Proponho como objetivos compre-ender as diretrizes político-pedagógicas da unidade escolar e as aproximações que esta pode ter com as concepções mais fundamentais da Educação do Campo. Desejo examinar as possí-veis relações existentes entre o projeto e funcionamento da educação agrícola oferecida pelo colégio e a modalidade de educação proposta em teoria pela Educação do Campo. Para a es-truturação da pesquisa foi utilizado referencial bibliográfico, aplicação de questionário para estudantes matriculados no colégio e coleta de dados obtidos através do Escritório Regional no Noroeste Fluminense da EMATER Rio, sediado em Itaperuna. O estudo também se propõe a identificar aspectos do colégio que o caracterizam como escola do campo, inclusive os desa-fios que precisa enfrentar para manter a permanência de estudantes e para se manter. Quer compreender a função social de uma unidade escolar agrícola no interior do Rio de Janeiro e na região onde se localiza o município de Itaperuna. | - |
Descrição: dc.description | The study presented here addresses the training offered by Colégio Estadual Agrícola Profes-sor Luiz Paulo Rodrigues, located in the municipality of Itaperuna, under the administrative jurisdiction of the State Department of Education (SEEDUC). I propose as objectives to un-derstand the political-pedagogical guidelines of the school unit and the approximations that it can have with the most fundamental conceptions of Rural Education. I wish to examine the possible relationships between the design and functioning of agricultural education offered by the college and the modality of education proposed in theory by Rural Education. For the structuring of the research, a bibliographic reference was used, a questionnaire was applied to students enrolled in the school and data collection obtained through the Regional Office in the Northwest Fluminense of EMATER Rio, based in Itaperuna. The study also aims to identify aspects of the college that characterize it as a rural school, including the challenges it needs to face in order to maintain students' permanence and to maintain itself. It wants to understand the social function of an agricultural school unit in the interior of Rio de Janeiro and in the region where the municipality of Itaperuna is located. | - |
Descrição: dc.description | 53 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | colégio agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação agrícola | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação em Itaperuna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | agricultural college | - |
Palavras-chave: dc.subject | agricultural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | field education | - |
Palavras-chave: dc.subject | education in Itaperuna | - |
Título: dc.title | Formação educacional no Colégio Estadual Agrícola Professor Luiz Paulo Rodrigues: aproximações com a Educação do Campo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: