As reformulações da educação superior brasileira no século XX e XXI e o REUNI: análise preliminar do caso do Instituto ESR-UFF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMamani, Hernán Armando-
Autor(es): dc.contributorCosta, Ana Maria Almeida da-
Autor(es): dc.contributorCruz, José Luis Vianna da-
Autor(es): dc.creatorAthanásio, Bruno Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16184-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773050-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia pretende descrever e interpretar o processo de expansão universitária a partir da implantação do Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) estabelecendo relações entre o contexto nacional da educação pública em nível superior e o contexto do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. O REUNI foi proposto tendo como objetivo central o aumento do número de matrículas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e a elevação do índice de conclusão de curso à taxa de 90%. Para tal, priorizou-se a criação de campi universitários pelo interior do país a fim de democratizar o acesso às camadas sociais historicamente excluídas desse segmento de ensino. Objetivando captar e compreender as relações entre os objetos escolhidos, através do método de estudo de caso, foi realizada revisão bibliográfica e análise documental, a observação participante no contexto do ESR e realização de entrevistas com todos os segmentos da comunidade acadêmica do referido Instituto, ações estas que possibilitaram realizar uma descrição densa traçando as relações entre os objetos da monografia. As considerações finais deste trabalho apontam aproximações entre o contexto local do ESR e nacional, genericamente vociferados em uníssono pelos diferentes segmentos das comunidades acadêmicas, no que diz respeito às questões das condições de trabalho para docentes e servidores e de permanência para discentes captadas e analisadas ao longo da realização da presente pesquisa-
Descrição: dc.descriptionThis monograph intends to describe and interpret the process of university expansion from the implementation of the Program of Support to the Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI) establishing relationships between the national context of public education at higher level and the context of the Institute of Science of Society and Regional Development (ESR) of the Fluminense Federal University (UFF) in Campos dos Goytacazes. REUNI was proposed with the main objective of increasing the number of enrollments in the Federal Institutions of Higher Education (IFES) and raising the course completion rate to 90%. To this end, the creation of university campuses was prioritized by the the interior of the country in order to democratize access to the historically excluded social strata of this education segment. Aiming at capturing and understanding the relationships between the chosen objects, through the case study method, a literature review and document analysis were performed, the participant observation in the context of the ESR and interviews with all segments of the academic community of that Institute, actions These made it possible to make a dense description by tracing the relations between the objects of the monograph. The final considerations of this work point to approximations between local and national contexts, generically vocalized in unison by the different segments of the academic communities, regarding the questions of working conditions for teachers and servants and permanence for students captured and analyzed during the realization of the study. present research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectREUNI-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectREUNI. Reestruturação e expansão das Universidades Federais-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectREUNI-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Título: dc.titleAs reformulações da educação superior brasileira no século XX e XXI e o REUNI: análise preliminar do caso do Instituto ESR-UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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