Um olhar sobre o ensino de ciências para crianças em tempos de pandemia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alexsandra dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0183275905768443-
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Cíntia Chung Marques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4691196404656135-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7421530066579151-
Autor(es): dc.creatorBadaró, Emilly Souza Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773037-
Descrição: dc.descriptionGrandes impactos na dinâmica do trabalho educativo nas escolas que deram continuidade de forma não presencial às atividades pedagógicas foram ocasionados pelo isolamento social imposto no ano de 2020, em decorrência do início da Pandemia da doença do novo coronavírus, a COVID-19. Além da disseminação do uso dos aplicativos de videoconferências para as reuniões entre direção, coordenadores e corpo docente, alguns professores regentes também passaram a usar recursos digitais para desenvolverem atividades remotas para serem disponibilizadas em Plataformas Virtuais de Aprendizagem organizadas para esse fim. Outros professores de escolas que não dispunham dessas plataformas, na expectativa de que ainda assim poderiam garantir a uma parte dos alunos a continuidade em casa do processo ensinoaprendizagem, começaram a usar de forma mais sistemática ambientes virtuais informais para interagirem com os alunos, como o Facebook, Instagram, Youtube e aplicativos como o Whatsapp. A produção de atividades remotas em decorrência da Pandemia da COVID-19 ocorreu em um momento da história em que as escolas brasileiras deveriam implantar seus currículos construídos a partir da Base Nacional Comum Curricular. Diante do duplo desafio, aulas remotas e BNCC, este estudo se propôs a, por meio de uma abordagem qualitativa e com estudo de caso, refletir sobre as primeiras atividades criadas pelos professores das escolas públicas e que foram disponibilizadas nas redes virtuais de interação diante do surgimento da Pandemia da COVID-19. O estudo buscou observar se essas primeiras atividades trabalhadas de forma remota estavam em conformidade com a Base Nacional estabelecida para a Educação Básica. Da mesma forma, buscou-se conhecer quais as estratégias produzidas com recursos digitais foram usadas para apresentar os conteúdos curriculares e para representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos. Como recorte, dispôs a analisar atividades que abordavam conteúdos curriculares de Ciências da Natureza que foram oferecidas por meios virtuais para crianças de 4 a 7 anos. A faixa etária de 4 a 7 anos, apesar de contemplar segmentos diferentes da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) foi a escolhida porque abrange crianças ainda de pouca idade e o estudo considera que o Ensino das Ciências deve iniciar nos primeiros anos da Educação Básica, começando na infância o estímulo aos processos investigativos naturais das crianças, criando condições para que elas adquiram conhecimentos, possam se desenvolver e fazer uma leitura crítica do mundo em que vivem e das transformações sociais que precisam ser promovidas. Sobre a pesquisa de campo desenvolvida para viabilizar o estudo, ela buscou nos aplicativos e nas redes sociais as atividades de ensino disponibilizadas e divulgadas online que foram aplicadas nos meses abril, maio e junho de 2020 por professores e escolas públicas da rede municipal de Natividade, situado no Noroeste Fluminense. Quanto à pesquisa bibliográfica, tomou-se como base os estudos recentes produzidos no contexto da Pandemia da COVID- 19, visando conhecer tanto as orientações produzidas pelos organismos que atuam sobre a educação brasileira quanto as reflexões desenvolvidas pela academia sobre os efeitos na educação decorrentes das medidas aplicadas para evitar a contaminação dos estudantes e suas famílias pelo novo coronavírus. Concluiu-se que, no universo da pesquisa, alguns professores passaram a desenvolver atividades online para o estudo de conteúdos das Ciências da Natureza, mas a preocupação com o a adequação à BNCC não ficou evidente, não havia referência aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ou às habilidades. As iniciativas revelaram mais que as escolhas foram feitas mensurando quais as atividades seriam possíveis e importantes de serem trabalhadas de forma online naquele momento de crise da Saúde Pública, que já estavam habituados a desenvolvê-las em sala de aula ou que encontraram na internet em meio a outras sugestões disponibilizadas na rede. O currículo não foi construído pelos professores de forma refletida e baseada nos elementos da BNCC e o isolamento social che.gou antes que houvesse tempo de repensar o planejamento e de consolidar pela prática os conhecimentos sobre essa nova normativa.-
Descrição: dc.descriptionGreat impacts on the dynamics of educational work in schools that continued the pedagogical activities in a non-person way were caused by the social isolation imposed in 2020, due to the beginning of the pandemic of the new coronavirus disease, COVID-19. In addition to use of videoconferencing applications for meetings between management, coordinators and faculty, some regents have also started to use digital resources to develop remote activities to be made available on Virtual Learning Platforms organized for this purpose. Other teachers from schools that did not have these platforms, in the expectation that they could still guarantee a part of the students the continuity of the teaching-learning process at home, began to use informal virtual environments to interact with students in a more systematic way, such as Facebook, Instagram, Youtube and apps like Whatsapp. The production of remote activities as a result of the COVID-19 Pandemic took place at a time in history when Brazilian schools should implement their curricula built on the National Curricular Common Base. Faced with the double challenge, remote classes and BNCC, this study proposed, through a qualitative approach and with a case study, to reflect on the first activities created by public school teachers and that were made available in virtual networks of interaction in front of the emergence of the COVID-19 Pandemic. The study sought to observe whether these first activities carried out remotely were in accordance with the National Base established for Basic Education. In the same way, it was sought to know which strategies produced with digital resources were used to present the curricular contents and to represent them, exemplify them, connect them and make them meaningful. As a cut, it offered to analyze activities that addressed curricular contents of Natural Sciences that were offered by virtual means for children from 4 to 7 years old. The age group from 4 to 7 years old, despite covering different segments of Basic Education (Child Education and Elementary Education) was chosen because it covers young children and the study considers that Science Teaching should begin in the early years of Basic Education, starting in childhood to stimulate children's natural investigative processes, creating conditions for them to acquire knowledge, to be able to to develop and make a critical reading of the world in which they live and of the social transformations that need to be promoted. Regarding the field research developed to make the study possible, she searched on apps and social networks for teaching activities made available and disseminated online that were applied in the months of April, May and June 2020 by teachers and public schools in the municipal network of Natividade, located in Northwest Fluminense. As for the bibliographic research, recent studies produced in the context of the COVID-19 Pandemic were taken as a basis, aiming to know both the guidelines produced by the bodies that work on Brazilian education and the reflections developed by the academy on the effects on education resulting from the measures applied to avoid contamination of students and their families by the new coronavirus. It was concluded that, in the research universe, some teachers started to develop online activities for the study of contents of Natural Sciences, but the concern with the adequacy to the BNCC was not evident, there was no reference to the learning and development objectives or to the skills. The initiatives revealed more that the choices were made by measuring which activities would be possible and important to be worked on online at that time of Public Health crisis, which the teachers they were already used to developing in the classroom or found on the internet in together with others suggestions available on the net. The curriculum was not built by teachers in a reflective way and based on the elements of the BNCC and social isolation arrived before there was time to rethink planning and to consolidate knowledge about this new regulation through practice.-
Descrição: dc.description126 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Remotas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Curricular Comum-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectNational Base-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectRemote Activities-
Título: dc.titleUm olhar sobre o ensino de ciências para crianças em tempos de pandemia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.