Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306-
Autor(es): dc.contributorCrittelli, Beatriz Cavalheiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorPorto, Paulo Roberto de Araújo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2273884183586623-
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4888634570126297-
Autor(es): dc.creatorBenevenuto, Rodrigo Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:34:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:34:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25903-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2022.mp.10790545705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773036-
Descrição: dc.descriptionO ensino de geometria molecular está intimamente associado ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades visuoespaciais. A utilização de objetos de aprendizagem tais como simulações e softwares computacionais, em conjunto com modelos físicos, auxiliam no processo de imaginação e criação de modelos mentais, possibilitando visualizar e determinar os arranjos espaciais de uma série de moléculas. A teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel foi escolhida como suporte teórico-metodológico para o ensino de geometria molecular, fornecendo subsídios para confecção e desenvolvimento desta pesquisa. Através de metodologias ativas de aprendizagem, buscou-se estimular a participação dos discentes, incentivando-os a serem protagonistas ao longo de todo o processo de construção do conhecimento, com o intuito em despertar o desejo em aprender de forma substantiva e não literal, permitindo que a aprendizagem ocorra de forma significativa e por conseguinte rompendo com o paradigma da memorização de nomenclaturas de geometrias e ângulos de ligação-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of molecular geometry is closely associated to development and improviment of visuospatial skills. The use of learning objects such as simulations and computational softwares, together with physical models, help in the process of imagination and creation of mental models, allowing visualize and determine the specials arrangements of a serie of molecules. The Learning Significant Theory of David Ausubel was selected as support theoretical methodological for the education of molecular geometry, providing subsidies to the confection, application and development of this research. Through the active methodologies of learning, they search to stimulate the participation of dissidents, encouraging to be protagonists during all the knowlege construction process, with the main intention to spark the desire of learning in a substantive way and not literal, allowing the learning to occur significantly and, consequently breaking with memorization paradigm of classifications of geometry and connecting angles-
Descrição: dc.description168 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades visuoespaciais-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria molecular-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectVisualization-
Palavras-chave: dc.subjectVisuospatial abilities-
Palavras-chave: dc.subjectMolecular geometry-
Palavras-chave: dc.subjectDidactically sequence-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleImaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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