Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sodré, Cátia Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Helena de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Solange Maria da | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Tania Chalhub de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Barboza, Daniel César Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:34:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:34:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30136 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773034 | - |
Descrição: dc.description | Após anos de discriminação e isolamento, as pessoas com impedimento auditivo experimentaram nacionalmente o reconhecimento formal de sua modalidade linguística. Contudo, na prática, revela-se uma incongruência entre o previsto em lei e a experiência desses indivíduos na utilização dos serviços e acesso à informações sobre saúde. Essa realidade vulnerabiliza o grupo, para além do diagnóstico, tratamento e prevenção de ordem física, pois quando se considera a saúde mental, os comprometimentos se estendem ao psíquico e ao social. Neste cenário, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um vídeo informativo/comunicativo em português e na língua brasileira de sinais sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, considerado o transtorno mental de maior incidência no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o transtorno, bem como um estudo sobre a existência de verbetes técnicos na língua brasileira de sinais. Posteriormente, foi criado, gravado e produzido um roteiro sobre o tema. A análise da eficácia comunicacional do vídeo gerado foi verificada através de uma pesquisa qualitativa com pessoas com impedimento auditivo. Como resultado, tivemos a indicação de que as técnicas linguísticas e videográficas adotadas na produção proporcionaram uma melhor compreensão para o público-alvo. Assim, espera-se que essa produção possa contribuir para atenuar a falta de materiais relevantes sobre saúde mental, referenciados cientificamente, e subsidiado nas melhores práticas de produção de materiais que atendam às particularidades linguísticas desses indivíduos | - |
Descrição: dc.description | After years of discrimination and isolation, people with hearing impairments have nationally experienced formal recognition of their linguistic modality. However, in practice, there is an incongruity between what is prescribed by law and the experience of these individuals in accessing services and information about health. This reality makes the group vulnerable, not only in terms of diagnosis, treatment, and prevention of physical issues but also because mental and social impairments extend to their psychological and social well-being. In this scenario, this study aimed to develop an informative/communicative video in Portuguese and Brazilian Sign Language on Generalized Anxiety Disorder, considered the most prevalent mental disorder in Brazil. To accomplish this, a literature review was conducted on the disorder, as well as a study on the existence of technical vocabulary in Brazilian Sign Language. Subsequently, a script on the topic was created, recorded, and produced. The effectiveness of the video in communication was analyzed through a qualitative survey with people with hearing impairments. As a result, the linguistic and videographic techniques adopted in the production were indicated to provide a better understanding for the target audience. Therefore, it is hoped that this production can contribute to mitigating the lack of relevant materials on mental health, scientifically referenced and based on the best practices of producing materials that cater to the linguistic peculiarities of these individuals. | - |
Descrição: dc.description | 116 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de vídeo; Produção de Materiais Didáticos; Educação de Surdos; Acessibilidade; Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo, Saúde mental-aspecto social, Língua brasileira de sinais, Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video production; Production of Didactic Materials; Deaf Education; Accessibility; Mental Health | - |
Título: dc.title | Saúde mental e surdez : produção de videografismo para abordagem de temas de importância para a saúde da pessoa com impedimento auditivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: