Estudar na zona rural: manifestações sociais e instituições sob a percepção do discente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTAVARES, Erica-
Autor(es): dc.contributorPAIVA, A.L.S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorDEOLINDO , Jacqueline da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3185355993455315-
Autor(es): dc.creatorLOBO, Saulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773030-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa pretende tratar sobre as condições de educabilidade em zonas rurais e a sociabilidade escolar. Ao estudar tais condições em uma instituição estadual da rede básica de ensino num distrito rural de um pequeno município, busco identificar as aproximações entre a realidade social e escolar dessa localidade, considerando a influência do capital cultural, social e econômico sobre o contexto escolar, estrutura escolar e familiar, assim como manifestações do processo de inserção social e suas consequências na convergência e divergência entre essas instâncias no decorrer do desenvolvimento da trajetória escolar do aluno. Por fim, analiso as práticas e relações provenientes dos saberes escolares e sociais, considerando a complexidade da escola em áreas rurais, para discutir a influência da escola sobre a inserção social do aluno e a sua própria percepção a respeito da escola que se encontra na zona rural fluminense.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to address the conditions of educability in rural areas and school sociability. When studying such conditions in a state institution of the basic education network in a rural district of a small municipality, I seek to identify the approximations between the social and school reality of that location, considering the influence of cultural, social and economic capital on the school context, structure school and family, as well as manifestations of the inculcation process and its consequences in the convergence and divergence between these instances. Finally, I analyze the practices and relationships arising from school and social knowledge, considering the complexity of the school in rural areas, to discuss the school's influence on the student's social insertion and their own perception of the school in the rural area of Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.description84-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectzona rural-
Palavras-chave: dc.subjectsociabilidade escolar-
Palavras-chave: dc.subjectestrutura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectInculcation-
Palavras-chave: dc.subjectRural Area-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Sociability-
Palavras-chave: dc.subjectFamily Structure-
Título: dc.titleEstudar na zona rural: manifestações sociais e instituições sob a percepção do discente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.