Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | TAVARES, Erica | - |
Autor(es): dc.contributor | PAIVA, A.L.S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | DEOLINDO , Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3185355993455315 | - |
Autor(es): dc.creator | LOBO, Saulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773030 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa pretende tratar sobre as condições de educabilidade em zonas rurais e a sociabilidade escolar. Ao estudar tais condições em uma instituição estadual da rede básica de ensino num distrito rural de um pequeno município, busco identificar as aproximações entre a realidade social e escolar dessa localidade, considerando a influência do capital cultural, social e econômico sobre o contexto escolar, estrutura escolar e familiar, assim como manifestações do processo de inserção social e suas consequências na convergência e divergência entre essas instâncias no decorrer do desenvolvimento da trajetória escolar do aluno. Por fim, analiso as práticas e relações provenientes dos saberes escolares e sociais, considerando a complexidade da escola em áreas rurais, para discutir a influência da escola sobre a inserção social do aluno e a sua própria percepção a respeito da escola que se encontra na zona rural fluminense. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to address the conditions of educability in rural areas and school sociability. When studying such conditions in a state institution of the basic education network in a rural district of a small municipality, I seek to identify the approximations between the social and school reality of that location, considering the influence of cultural, social and economic capital on the school context, structure school and family, as well as manifestations of the inculcation process and its consequences in the convergence and divergence between these instances. Finally, I analyze the practices and relationships arising from school and social knowledge, considering the complexity of the school in rural areas, to discuss the school's influence on the student's social insertion and their own perception of the school in the rural area of Rio de Janeiro. | - |
Descrição: dc.description | 84 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | zona rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | sociabilidade escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | estrutura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inculcation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural Area | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Sociability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family Structure | - |
Título: dc.title | Estudar na zona rural: manifestações sociais e instituições sob a percepção do discente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: