Mas, pode docente masculino na educação infantil?

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Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez de-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antonio Miranda-
Autor(es): dc.creatorBercovyte, Martim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15936-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773026-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico, produzido como um dos requisitos para a conclusão do curso de licenciatura em Pedagogia, busca refletir sobre a atuação profissional de educadores homens no âmbito da educação infantil. Como sujeito histórico inserido e atuante nessa ambiência de formação, na pesquisa bibliográfica e no campo empírico, busquei compreender os caminhos e as motivações possíveis que levaram os homens a optarem pela docência nesse segmento e modalidade da educação básica. A pesquisa bibliográfica apontou para a necessidade de tematizar o processo histórico de constituição da profissão de professor e a denominada feminização do magistério no Brasil, fenômeno social evidenciado a partir do final do século XIX e ao longo do século XX. No diálogo entre passados presentes, considerando os últimos 10 anos, foi realizado um levantamento nas bases de dados oficiais do Ministério da Educação\INEP visando a mapear o incremento da presença masculina na educação infantil na contemporaneidade. Problemáticas como as concepções de masculinidade hegemônica, teorias cientificas e categorias baseadas no sistema sexo\gênero, fundamentadas em teóricos como Bourdieu, Badinter e Connell foram importantes para a constituição do estudo. A pesquisa empírica foi realizada a partir da escuta e produção das narrativas de professores homens, por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais o escopo principal foi analisar a trajetória e as representações desses sujeitos a respeito de seus processos de formação, ingresso na docência e suas percepções sobre as questões de gênero nas instituições de Educação Infantil em que atuam ou atuaram-
Descrição: dc.descriptionThe present monographic work, produced as one of the requirements for the conclusion of the Pedagogy degree course, seeks to reflect on the professional performance of male educators in the field of early childhood education. As a historical subject inserted and active in this training environment, in bibliographic research and in the empirical field, I sought to understand the paths and possible motivations that led men to choose teaching in this segment and modality of basic education. The bibliographic research pointed to the need to discuss the historical process of constitution of the teaching profession and the so-called feminization of the teaching profession in Brazil, a social phenomenon evidenced from the end of the 19th century and throughout the 20th century. In the dialogue between the present past, considering the last 10 years, a survey was carried out in the official databases of the Ministry of Education \ INEP in order to map the increase in the male presence in early childhood education. Issues such as the conceptions of hegemonic masculinity, scientific theories and categories based on the sex \ gender system, based on theorists such as Bourdieu, Badinter and Connell were important for the constitution of the study. The empirical research was carried out based on the listening and production of the narratives of male teachers, through semi-structured interviews, in which the main scope was to analyze the trajectory and representations of these subjects regarding their training processes, admission to teaching and their perceptions about gender issues in early childhood education institutions in which they work or have worked-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência masculina-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducador-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectMen’s teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleMas, pode docente masculino na educação infantil?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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